PROJETO INTEGRADOR: RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS E CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112831 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5621 "inscrito_id" => 14527 "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR: RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS E CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Em plena era digital, as discussões sobre os efeitos do consumo de telas por crianças se fazem cada vez mais presentes e necessárias. Este relato discorre sobre um projeto de extensão desenvolvido por licenciandos da disciplina Projeto Integrador I em uma escola municipal de Educação Infantil (EI) – creche, em Bragança Paulista/SP, que apresentou como demanda a necessidade do resgate de brincadeiras antigas, como incentivo ao brincar e à interação social, e como alternativa ao excesso de interação digital cada vez mais comuns na primeira infância. Inicialmente, realizou-se o estudo dos principais documentos normativos da EI, de trabalhos relacionados à demanda/tema, e de características da escola e seu entorno. No planejamento das práticas pedagógicas contemplou-se os direitos de aprendizagem e a intercomplementaridade de Campos de Experiência (BNCC). Foram apresentadas às crianças diversas cantigas de rodas, a exemplo de “Ciranda, cirandinha”, “Peixe vivo” e “A canoa virou”, e em seguida a cada uma, realizadas atividades práticas, lúdicas e interativas que exploravam o contexto da cantiga com diferentes recursos: violão, peixes e caranguejos coloridos, dentre outros. Observou-se grande envolvimento e interação das crianças à medida que eram envolvidas nas rimas e ritmos, e que podiam manusear os recursos pedagógicos utilizados nas atividades. Como produto educacional do projeto, o grupo confeccionou para a escola e para os pais das crianças um Almanaque, com sugestões e instruções de Brincadeiras Antigas e Cantigas de Roda para que possam brincar com as crianças em casa. Como licenciandas em formação, foi enriquecedor vivenciar a teoria aliada a prática de uma demanda real da escola, agregando aprendizado significativo à nossa trajetória acadêmica e profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14527_TB5621_27102024210817.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA SATIE FERNANDES CANDA" "autor_nome_curto" => "Cintia Canda" "autor_email" => "cintia.satie@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112831 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5621 "inscrito_id" => 14527 "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR: RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS E CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Em plena era digital, as discussões sobre os efeitos do consumo de telas por crianças se fazem cada vez mais presentes e necessárias. Este relato discorre sobre um projeto de extensão desenvolvido por licenciandos da disciplina Projeto Integrador I em uma escola municipal de Educação Infantil (EI) – creche, em Bragança Paulista/SP, que apresentou como demanda a necessidade do resgate de brincadeiras antigas, como incentivo ao brincar e à interação social, e como alternativa ao excesso de interação digital cada vez mais comuns na primeira infância. Inicialmente, realizou-se o estudo dos principais documentos normativos da EI, de trabalhos relacionados à demanda/tema, e de características da escola e seu entorno. No planejamento das práticas pedagógicas contemplou-se os direitos de aprendizagem e a intercomplementaridade de Campos de Experiência (BNCC). Foram apresentadas às crianças diversas cantigas de rodas, a exemplo de “Ciranda, cirandinha”, “Peixe vivo” e “A canoa virou”, e em seguida a cada uma, realizadas atividades práticas, lúdicas e interativas que exploravam o contexto da cantiga com diferentes recursos: violão, peixes e caranguejos coloridos, dentre outros. Observou-se grande envolvimento e interação das crianças à medida que eram envolvidas nas rimas e ritmos, e que podiam manusear os recursos pedagógicos utilizados nas atividades. Como produto educacional do projeto, o grupo confeccionou para a escola e para os pais das crianças um Almanaque, com sugestões e instruções de Brincadeiras Antigas e Cantigas de Roda para que possam brincar com as crianças em casa. Como licenciandas em formação, foi enriquecedor vivenciar a teoria aliada a prática de uma demanda real da escola, agregando aprendizado significativo à nossa trajetória acadêmica e profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14527_TB5621_27102024210817.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA SATIE FERNANDES CANDA" "autor_nome_curto" => "Cintia Canda" "autor_email" => "cintia.satie@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }