Este estudo teve como objetivo realizar uma análise cienciométrica dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) que abordam a temática dos Clubes de Ciências. A pesquisa englobou um período de quartoze anos, resultando na identificação de dezenove artigos que discutem essa temática. A análise dos dados permitiu identificar as principais tendências e características da produção científica sobre Clubes de Ciências no âmbito do ENPEC. Foram analisados aspectos como a distribuição temporal dos trabalhos, as instituições de origem dos autores, as metodologias utilizadas nas pesquisas, os principais temas abordados e as contribuições para o campo da educação em ciências. Os resultados indicaram um crescimento gradual do interesse pela temática dos clubes de ciências ao longo dos anos, com uma maior concentração de trabalhos em determinados períodos. As instituições de ensino superior brasileiras se destacaram como as principais produtoras de pesquisas sobre o tema. As metodologias mais utilizadas foram estudos de caso e pesquisas qualitativas, evidenciando a busca por aprofundar a compreensão das práticas e dos impactos dos Clubes de Ciências. Os principais temas abordados nos trabalhos incluíram a caracterização dos Clubes de Ciências, a análise de suas práticas pedagógicas, a investigação dos impactos na aprendizagem dos estudantes e a formação de professores para a orientação desses grupos. As contribuições dos estudos para o campo da educação em ciências foram relevantes, uma vez que forneceram subsídios para a compreensão e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes nos clubes de ciências.