A temática da gestão da sala de aula tem estado em pauta nas discussões e pesquisas acadêmicas e mais ainda, em evidência diante do cenário atual pós-pandemia. A sala de aula é o espaço-tempo onde acontecem o ensino e a aprendizagem por meio das interações, que por vezes, são conflituosas. Esta pesquisa surge a partir de uma formação que aconteceu durante o Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia, que suscitou o intento de unir as temáticas do professor com deficiência e a gestão da sala de aula. Assim, a pesquisa objetiva relatar as experiências vividas por um residente PcD na gestão da sala de aula. Buscamos responder a seguinte inquietação: quais os desafios e possibilidades de um residente com deficiência na gestão da sala de aula? Configura-se como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Fundamentamo-nos nos aportes teóricos de: Libâneo (2006), Rodrigues (2011), Sá et al (2007), Santos (2020), Vieira (2023) dentre outros. Mesmo diante de tantos avanços concernentes aos direitos das PcDs, é notório que as mudanças em relação a realidade dessas pessoas continuam acontecendo em ritmo lento. Enquanto um residente com deficiência, deparei-me com o desafio de estar em um ambiente cuja estrutura não dispõe do mínimo de acessibilidade. No entanto, outros desafios se apresentaram, os quais dizem respeito as barreiras atitudinais e a inexistência de outros professores com deficiência, reforçando assim a ausência de representatividade. Consideramos que as experiências vivenciadas superaram os desafios, pois foram propulsoras para a uma conscientização de como atuar enquanto um gestor em sala de aula. A presença de uma pessoa com deficiência em sala possibilita que temáticas que aludem a inclusão sejam debatidas. Acrescentamos ainda que as formações propostas pelo Programa permitiram que refletíssemos sobre nossas vivências, possibilitando-nos a mudança de nossas práticas.