PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O RESIDENTE PCD E A GESTÃO DA SALA DE AULA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109889 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1438 "inscrito_id" => 868 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O RESIDENTE PCD E A GESTÃO DA SALA DE AULA" "resumo" => "A temática da gestão da sala de aula tem estado em pauta nas discussões e pesquisas acadêmicas e mais ainda, em evidência diante do cenário atual pós-pandemia. A sala de aula é o espaço-tempo onde acontecem o ensino e a aprendizagem por meio das interações, que por vezes, são conflituosas. Esta pesquisa surge a partir de uma formação que aconteceu durante o Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia, que suscitou o intento de unir as temáticas do professor com deficiência e a gestão da sala de aula. Assim, a pesquisa objetiva relatar as experiências vividas por um residente PcD na gestão da sala de aula. Buscamos responder a seguinte inquietação: quais os desafios e possibilidades de um residente com deficiência na gestão da sala de aula? Configura-se como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Fundamentamo-nos nos aportes teóricos de: Libâneo (2006), Rodrigues (2011), Sá et al (2007), Santos (2020), Vieira (2023) dentre outros. Mesmo diante de tantos avanços concernentes aos direitos das PcDs, é notório que as mudanças em relação a realidade dessas pessoas continuam acontecendo em ritmo lento. Enquanto um residente com deficiência, deparei-me com o desafio de estar em um ambiente cuja estrutura não dispõe do mínimo de acessibilidade. No entanto, outros desafios se apresentaram, os quais dizem respeito as barreiras atitudinais e a inexistência de outros professores com deficiência, reforçando assim a ausência de representatividade. Consideramos que as experiências vivenciadas superaram os desafios, pois foram propulsoras para a uma conscientização de como atuar enquanto um gestor em sala de aula. A presença de uma pessoa com deficiência em sala possibilita que temáticas que aludem a inclusão sejam debatidas. Acrescentamos ainda que as formações propostas pelo Programa permitiram que refletíssemos sobre nossas vivências, possibilitando-nos a mudança de nossas práticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID868_TB1438_26102024220933.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELTON RODRIGUES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ELTON VIEIRA" "autor_email" => "elton.vieira@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109889 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1438 "inscrito_id" => 868 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O RESIDENTE PCD E A GESTÃO DA SALA DE AULA" "resumo" => "A temática da gestão da sala de aula tem estado em pauta nas discussões e pesquisas acadêmicas e mais ainda, em evidência diante do cenário atual pós-pandemia. A sala de aula é o espaço-tempo onde acontecem o ensino e a aprendizagem por meio das interações, que por vezes, são conflituosas. Esta pesquisa surge a partir de uma formação que aconteceu durante o Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia, que suscitou o intento de unir as temáticas do professor com deficiência e a gestão da sala de aula. Assim, a pesquisa objetiva relatar as experiências vividas por um residente PcD na gestão da sala de aula. Buscamos responder a seguinte inquietação: quais os desafios e possibilidades de um residente com deficiência na gestão da sala de aula? Configura-se como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Fundamentamo-nos nos aportes teóricos de: Libâneo (2006), Rodrigues (2011), Sá et al (2007), Santos (2020), Vieira (2023) dentre outros. Mesmo diante de tantos avanços concernentes aos direitos das PcDs, é notório que as mudanças em relação a realidade dessas pessoas continuam acontecendo em ritmo lento. Enquanto um residente com deficiência, deparei-me com o desafio de estar em um ambiente cuja estrutura não dispõe do mínimo de acessibilidade. No entanto, outros desafios se apresentaram, os quais dizem respeito as barreiras atitudinais e a inexistência de outros professores com deficiência, reforçando assim a ausência de representatividade. Consideramos que as experiências vivenciadas superaram os desafios, pois foram propulsoras para a uma conscientização de como atuar enquanto um gestor em sala de aula. A presença de uma pessoa com deficiência em sala possibilita que temáticas que aludem a inclusão sejam debatidas. Acrescentamos ainda que as formações propostas pelo Programa permitiram que refletíssemos sobre nossas vivências, possibilitando-nos a mudança de nossas práticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID868_TB1438_26102024220933.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELTON RODRIGUES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ELTON VIEIRA" "autor_email" => "elton.vieira@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }