Este artigo tem como objetivo refletir sobre a avaliação do ensino e aprendizagem no âmbito do Instituto Federal de Sergige -IFS. A opção por essa temática foi consequência da experiência dessa pesquisadora, que atua como assistente social desde 2011, no IFS - Campus São Cristóvão, diretamente na execução, implementação e avaliação da política de Atendimento ao Estudante, principalmente na concessão de bolsas e no acompanhamento dos discentes. Trata-se de uma investigação qualitativa. Além de buscar comprender as concepções desse objeto de estudo com base na revisão da literatura, também visa análisar documentos institucionais, a exemplo do Regulamento da Organização Didática (ROD), e os Projetos Pedagógicos dos Cursos PPCs, a fim de conhecer as práticas educativas desenvolvidas na instituição. Levando em consideração as formas de acesso, avaliação e condições de permanência dos estudantes, identifica-se que a maioria das atividades educacionais da instituição está relacionada à aplicação de provas e ao aproveitamento de notas. Nesse cenário, embora o assistente social do IFS não atue diretamente na avaliação do ensino e da aprendizagem, por meio da aplicação de provas e da atribuição de notas aos estudantes, esse profissional realiza diferentes atividades que estão diretamente relacionadas à formação dos estudantes e que requerem a utilização de instrumentos de avaliação.