O presente trabalho é proveniente de duas narrativas de vida que foram socializadas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2023 durante as aulas das seguintes disciplinas: Libras e Educação Inclusiva. Tais narrativas relacionam-se ao universo da pessoa surda. O objetivo desse estudo é expor memórias e vivências constituídas de relações dialógicas com pessoas surdas em Belém do Pará. Trata-se de um estudo pautado nas narrativas de vida daqueles/as que protagonizaram a escrita e o delinear da pesquisa, isto é, a pesquisa deu-se por meio de autonarrativas ou autobiografias. Assim, tem-se as duas narrativas de vida: a) memórias da infância: convivência com avó materna que era uma pessoa surda (narrativa socializada na disciplina de Libras); b) exibição e discussão do filme “E seu nome é Jonas” (narrativa socializada na disciplina Educação Inclusiva). Os resultados apontam que as experiências no campo da educação de surdos contribuem para: desmistificarmos crenças e preconceitos sobre as pessoas surdas; compreendermos e aprendermos a Língua Brasileira de Sinais; oportunizarmos à visibilidade dos sujeitos surdos; debater, discutir, refletir e produzir acerca da educação de surdos no curso de pedagogia. Assim, conclui-se que é relevante entendermos que, mesmo a surdez sendo uma característica da pessoa surda, isso não a limita. As pessoas surdas são capazes de se comunicar e viver utilizando outras formas de comunicação, tais como a Libras. Cabe a formação de profissionais na área da educação inclusiva e da Libras, bem como a disponibilidade de tecnologias assistivas para a promoção da autonomia e da participação das pessoas surdas na sociedade.