NARRATIVAS DE VIDA SOBRE A PESSOA SURDA: MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111771 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4130 "inscrito_id" => 13295 "titulo" => "NARRATIVAS DE VIDA SOBRE A PESSOA SURDA: MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho é proveniente de duas narrativas de vida que foram socializadas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2023 durante as aulas das seguintes disciplinas: Libras e Educação Inclusiva. Tais narrativas relacionam-se ao universo da pessoa surda. O objetivo desse estudo é expor memórias e vivências constituídas de relações dialógicas com pessoas surdas em Belém do Pará. Trata-se de um estudo pautado nas narrativas de vida daqueles/as que protagonizaram a escrita e o delinear da pesquisa, isto é, a pesquisa deu-se por meio de autonarrativas ou autobiografias. Assim, tem-se as duas narrativas de vida: a) memórias da infância: convivência com avó materna que era uma pessoa surda (narrativa socializada na disciplina de Libras); b) exibição e discussão do filme “E seu nome é Jonas” (narrativa socializada na disciplina Educação Inclusiva). Os resultados apontam que as experiências no campo da educação de surdos contribuem para: desmistificarmos crenças e preconceitos sobre as pessoas surdas; compreendermos e aprendermos a Língua Brasileira de Sinais; oportunizarmos à visibilidade dos sujeitos surdos; debater, discutir, refletir e produzir acerca da educação de surdos no curso de pedagogia. Assim, conclui-se que é relevante entendermos que, mesmo a surdez sendo uma característica da pessoa surda, isso não a limita. As pessoas surdas são capazes de se comunicar e viver utilizando outras formas de comunicação, tais como a Libras. Cabe a formação de profissionais na área da educação inclusiva e da Libras, bem como a disponibilidade de tecnologias assistivas para a promoção da autonomia e da participação das pessoas surdas na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13295_TB4130_26102024201859.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA MIRANDA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Jessica Miranda" "autor_email" => "jessica.nascimento@iced.ufpa.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111771 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4130 "inscrito_id" => 13295 "titulo" => "NARRATIVAS DE VIDA SOBRE A PESSOA SURDA: MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho é proveniente de duas narrativas de vida que foram socializadas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2023 durante as aulas das seguintes disciplinas: Libras e Educação Inclusiva. Tais narrativas relacionam-se ao universo da pessoa surda. O objetivo desse estudo é expor memórias e vivências constituídas de relações dialógicas com pessoas surdas em Belém do Pará. Trata-se de um estudo pautado nas narrativas de vida daqueles/as que protagonizaram a escrita e o delinear da pesquisa, isto é, a pesquisa deu-se por meio de autonarrativas ou autobiografias. Assim, tem-se as duas narrativas de vida: a) memórias da infância: convivência com avó materna que era uma pessoa surda (narrativa socializada na disciplina de Libras); b) exibição e discussão do filme “E seu nome é Jonas” (narrativa socializada na disciplina Educação Inclusiva). Os resultados apontam que as experiências no campo da educação de surdos contribuem para: desmistificarmos crenças e preconceitos sobre as pessoas surdas; compreendermos e aprendermos a Língua Brasileira de Sinais; oportunizarmos à visibilidade dos sujeitos surdos; debater, discutir, refletir e produzir acerca da educação de surdos no curso de pedagogia. Assim, conclui-se que é relevante entendermos que, mesmo a surdez sendo uma característica da pessoa surda, isso não a limita. As pessoas surdas são capazes de se comunicar e viver utilizando outras formas de comunicação, tais como a Libras. Cabe a formação de profissionais na área da educação inclusiva e da Libras, bem como a disponibilidade de tecnologias assistivas para a promoção da autonomia e da participação das pessoas surdas na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13295_TB4130_26102024201859.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA MIRANDA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Jessica Miranda" "autor_email" => "jessica.nascimento@iced.ufpa.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }