O objetivo deste trabalho é explorar a prática pedagógica através das perspectivas dos autores da pedagogia histórico-crítica, além de examinar o processo de desenvolvimento e aprendizagem nos anos iniciais da educação. A proposta pedagógica de Dermeval Saviani, fundamentada no marxismo, coloca o trabalho como princípio educativo central. Vamos discutir os cinco passos da Pedagogia Histórico-Crítica: Prática social, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social, aplicando seus fundamentos metodológicos à realidade da sala de aula. Utilizaremos pesquisa bibliográfica e documental para nos apropriarmos do tema. Partimos do princípio de que a perspectiva histórico-cultural enxerga o ser humano como um sujeito histórico, cujo comportamento é influenciado por suas interações sociais. Seu crescimento e desenvolvimento dependem dessas relações, destacando-se por sua capacidade única de transformar a natureza através do trabalho. O trabalho educativo, segundo Saviani, visa produzir, de forma direta e intencional, a humanidade em cada indivíduo, a qual é moldada historicamente pela sociedade. Nesse contexto, o trabalho tem um caráter formativo e a educação desempenha um papel humanizador essencial no ser humano. Esta pesquisa busca adotar essa abordagem pedagógica para orientar o planejamento de aulas, visando desenvolver uma prática educativa mais reflexiva e transformadora e para isso, a teoria e prática docente devem estar articuladas, buscando, como propósito freiriano, uma educação emancipadora.