REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA APLICAÇÃO NA SALA DE AULA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111244 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3328 "inscrito_id" => 10531 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA APLICAÇÃO NA SALA DE AULA." "resumo" => "O objetivo deste trabalho é explorar a prática pedagógica através das perspectivas dos autores da pedagogia histórico-crítica, além de examinar o processo de desenvolvimento e aprendizagem nos anos iniciais da educação. A proposta pedagógica de Dermeval Saviani, fundamentada no marxismo, coloca o trabalho como princípio educativo central. Vamos discutir os cinco passos da Pedagogia Histórico-Crítica: Prática social, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social, aplicando seus fundamentos metodológicos à realidade da sala de aula. Utilizaremos pesquisa bibliográfica e documental para nos apropriarmos do tema. Partimos do princípio de que a perspectiva histórico-cultural enxerga o ser humano como um sujeito histórico, cujo comportamento é influenciado por suas interações sociais. Seu crescimento e desenvolvimento dependem dessas relações, destacando-se por sua capacidade única de transformar a natureza através do trabalho. O trabalho educativo, segundo Saviani, visa produzir, de forma direta e intencional, a humanidade em cada indivíduo, a qual é moldada historicamente pela sociedade. Nesse contexto, o trabalho tem um caráter formativo e a educação desempenha um papel humanizador essencial no ser humano. Esta pesquisa busca adotar essa abordagem pedagógica para orientar o planejamento de aulas, visando desenvolver uma prática educativa mais reflexiva e transformadora e para isso, a teoria e prática docente devem estar articuladas, buscando, como propósito freiriano, uma educação emancipadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10531_TB3328_03102024184756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSYCA DA SILVA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "JÉSSYCA CARDOSO" "autor_email" => "jessyscard@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111244 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3328 "inscrito_id" => 10531 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA APLICAÇÃO NA SALA DE AULA." "resumo" => "O objetivo deste trabalho é explorar a prática pedagógica através das perspectivas dos autores da pedagogia histórico-crítica, além de examinar o processo de desenvolvimento e aprendizagem nos anos iniciais da educação. A proposta pedagógica de Dermeval Saviani, fundamentada no marxismo, coloca o trabalho como princípio educativo central. Vamos discutir os cinco passos da Pedagogia Histórico-Crítica: Prática social, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social, aplicando seus fundamentos metodológicos à realidade da sala de aula. Utilizaremos pesquisa bibliográfica e documental para nos apropriarmos do tema. Partimos do princípio de que a perspectiva histórico-cultural enxerga o ser humano como um sujeito histórico, cujo comportamento é influenciado por suas interações sociais. Seu crescimento e desenvolvimento dependem dessas relações, destacando-se por sua capacidade única de transformar a natureza através do trabalho. O trabalho educativo, segundo Saviani, visa produzir, de forma direta e intencional, a humanidade em cada indivíduo, a qual é moldada historicamente pela sociedade. Nesse contexto, o trabalho tem um caráter formativo e a educação desempenha um papel humanizador essencial no ser humano. Esta pesquisa busca adotar essa abordagem pedagógica para orientar o planejamento de aulas, visando desenvolver uma prática educativa mais reflexiva e transformadora e para isso, a teoria e prática docente devem estar articuladas, buscando, como propósito freiriano, uma educação emancipadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10531_TB3328_03102024184756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSYCA DA SILVA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "JÉSSYCA CARDOSO" "autor_email" => "jessyscard@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }