O presente artigo explica de forma fundamentada e reflexiva, intervenções feitas no contexto de um Centro de Educação Infantil da Prefeitura de Fortaleza, com alunos na faixa etária entre 5 e 6 anos. Um estudo sobre a importância da sequência didática conceitual na alfabetização de crianças a partir da literatura infantil. E como o planejamento pedagógico geram um ambiente de envolvimento infantil no universo letrado. Com início, meio e conclusão, as sequências didáticas partem de uma temática principal, com assuntos diversos, como direitos da crianças, povos indígenas, hábitos saudáveis, folclore, natureza, etc. Permitindo experiências significativas onde o universo letrado não é apresentado de forma isolada, simplória, de uma parte para o todo (iniciando pelas vogais, consoantes, famílias silábicas, palavras e frases). Os objetivos evidenciam experiências infantis de sujeitos capazes de entender e se apropriar das possibilidades e funções sociais que a linguagem permite. Nesse sentido, serão relatadas práticas, pensando o desenvolvimento de estratégias e abordagens significativas para promoção e compreensão do assunto tratado. Através dos multiletramentos a intencionalidade pedagógica movimenta-se em proporcionar experiências reais, brincantes e conceituais no universo da leitura e da escrita, entendendo a alfabetização não de maneira tradicional e violenta, numa perspectiva adultocêntrica infantilizada de maneira rasa ou apenas questão de método. E sim uma alfabetização onde a diversidade de possibilidades estão presentes, através da literatura, da cultura, das brincadeiras, da arte, da natureza como parte e não à parte do homem, da humanização e priorização da infância. Visando assim, letrar criticamente, para uso social da linguagem, com interpretações próprias, autenticidade e rigor. Para isso foram utilizados diversos recursos, estratégias literárias, gêneros textuais, arte, cultura nacional, sobretudo a espontaneidade infantil somada a intencionalidade pedagógica.