Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura como um estudo bibliográfico de pesquisas realizadas nos anos de 2021 a 2023 sobre a formação continuada de professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), no que diz respeito à inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais – NEE. Tem como objetivo analisar os trabalhos desenvolvidos por professores e pesquisadores que abordam essa temática com a elaboração de estratégias pedagógicas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória, baseadas nos artigos científicos, dissertações e teses disponibilizados nos sites de busca acadêmicos. Esta pesquisa busca um novo olhar sobre a formação de professores do componente curricular Ciências para que se transforme em um movimento em prol de uma educação inclusiva em que articule ações pedagógicas no âmbito da escola, integração dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado – AEE, planejamento interdisciplinar inclusivo e atividades científicas interativas, ademais da necessidade de formação continuada e promoção de cursos sobre os diversos aspectos de inclusão. Os resultados obtidos mostram que a formação continuada na inclusão do estudante do AEE é o caminho para promover mudanças de paradigmas no espaço da escola e fora dela, já que são os professores que estão em contato direto com os estudantes e necessitam tornar as suas metodologias de ensino mais humanizadas. Conclui-se que a relevância desta pesquisa está em fomentar discussões sobre essa temática, embora venham sendo desenvolvidas novas pesquisas científicas nos últimos anos, ainda encontram-se diversos desafios no âmbito do conhecimento científico, que atingem os direitos dos estudantes por uma educação mais inclusiva.