Esse estudo tem como propósito relatar a importância do desenvolvimento socioemocional na educação infantil, que apresenta impactos relevantes na vida das crianças, como a capacidade de conhecer e reconhecer as emoções, autoconhecimento e de como suas emoções vão influenciar no seu comportamento, ao longo prazo as crianças podem desenvolver as habilidades sociais e emocionais incluídas no contexto escolar, alcançando benefícios como melhora da saúde mental, resiliência, autocontrole, dentre outros. Essas habilidades podem estar contribuindo para o desenvolvimento na aprendizagem dos alunos, proporcionando um melhor desempenho escolar, se bem desenvolvida, as crianças tendem a aprender com facilidade a comunicar suas necessidades e resolver conflitos de forma eficaz. Esse estudo também visa expor alguns métodos pedagógicos para instigar as relações sociais entre os alunos, como brincadeiras em grupo, ensino de habilidades de comunicação, orientação de resolução de conflitos, e o desenvolvimento da relação interpessoal e intrapessoal, dentro do modelo das inteligências, conforme proposto pelo psicólogo Howard Gardner. Esse artigo tem como os Autores/teóricos Kohlberg (1981) com a teoria do desenvolvimento moral e Erik Erikson (1950) com a teoria do desenvolvimento socioemocional, esse teórico propôs uma abordagem psicossocial, teoria influente no campo da psicologia do desenvolvimento, essa pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativa baseada no método de análise.