O conhecimento científico é crucial para o desenvolvimento intelectual, permitindo compreender os processos biológicos, ampliar a visão de mundo e possibilitar a tomada de decisões baseadas em fatos comprovados. Já o conhecimento tradicional representa o conjunto de pensamentos acumulados ao longo do tempo pelas comunidades. Tais saberes são essenciais para preservar a identidade cultural de um povo, sendo transmitido ao longo das gerações. No entanto, o sistema educacional favorece em grande parte o conhecimento científico, negligenciando contribuições valiosas dos saberes tradicionais e resultando em um aprendizado incompleto. Dessa forma, o objetivo do estudo foi implementar a integração dos saberes tradicionais e científicos nas aulas de biologia do ensino médio, a fim de possibilitar uma abordagem mais completa e enriquecedora para os estudantes. Durante a eletiva "propriedades tóxicas e medicinais das plantas" da Escola Ginásio Pernambucano foram realizadas diversas atividades para conectar o conhecimento prévio dos estudantes sobre a temática com embasamento científico. Algumas das atividades utilizadas durante a eletiva foi a coleta e confecção de exsicatas de espécies fitoterápicas, como também foi construído uma horta de plantas medicinais na área de convivência da escola, onde os estudantes cultivaram diversas plantas estudadas ao longo da eletiva. Durante a implementação das atividades foi notável a significância dos resultados em diversas dimensões, como o aumento no engajamento dos alunos nas aulas e o desenvolvimento de habilidades como: identificação de espécies vegetais, compreensão da medicina tradicional, cultivo e manutenção da horta, como também o senso de pertencimento à escola e estímulo no interesse contínuo dos alunos pela botânica e pelo conhecimento tradicional. A integração dos saberes nas aulas demonstrou ser uma abordagem eficaz para enriquecer o processo educacional. Esse procedimento interdisciplinar e contextualizado contribuiu para uma aprendizagem mais significativa e para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação aos saberes tradicionais e científicos.