O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA E AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DO EIXO LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR DO PAIC INTEGRAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110088 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1728 "inscrito_id" => 8699 "titulo" => "O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA E AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DO EIXO LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR DO PAIC INTEGRAL" "resumo" => "A literatura é um direito que constantemente é negado, seja pelas condições de acesso aos mais variados textos, seja pela forma com que é abordada na escola. Os textos literários, muitas vezes, são apresentados aos alunos em função do ensino da língua, com caráter didático ou resumidos em fichas de leitura. O que defendemos é que a literatura ocupe o seu lugar na escola, que é o da apreciação do estético, do lúdico e do prazer pelo ato de ler, como fonte para debate sobre as questões sociais, dialogando com outras linguagens artísticas, colaborando na formação de leitores. Nesse sentido, o Eixo Literatura e Formação do Leitor do PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa) Integral, do Governo do Estado do Ceará, tem como objetivo contribuir na formação de professores mediadores, democratizar o acesso aos livros, através dos acervos disponibilizados pelo PAIC Prosa e Poesia, pelo Mais Literatura, promovendo espaços para leituras compartilhadas. Tendo como concepção metodológica o Círculo de Cultura de Paulo Freire, propõe-se que a afetividade seja a mediadora entre o sujeito, a palavra, a imagem e o livro. Em 2023, são apresentadas duas propostas metodológicas: a Bib-baú, para a Educação Infantil e Anos Iniciais, e o Ciclo de Leitura para os Anos Finais do Ensino Fundamental, com estratégias para antes, durante e após a leitura. A pesquisa baseia-se em COLOMER (2017), COSSON (2021, 2022), FREIRE (1989), TODOROV (2021), espera-se, através dela, provocar reflexões acerca do letramento literário, nortear a prática docente e compartilhar experiências de incentivo à leitura desenvolvidas no Ceará." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "673601255f7d2_14112024105445.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-14 10:54:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA FORTE IRINEU DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA" "autor_email" => "mariliafisantos@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110088 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1728 "inscrito_id" => 8699 "titulo" => "O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA E AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DO EIXO LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR DO PAIC INTEGRAL" "resumo" => "A literatura é um direito que constantemente é negado, seja pelas condições de acesso aos mais variados textos, seja pela forma com que é abordada na escola. Os textos literários, muitas vezes, são apresentados aos alunos em função do ensino da língua, com caráter didático ou resumidos em fichas de leitura. O que defendemos é que a literatura ocupe o seu lugar na escola, que é o da apreciação do estético, do lúdico e do prazer pelo ato de ler, como fonte para debate sobre as questões sociais, dialogando com outras linguagens artísticas, colaborando na formação de leitores. Nesse sentido, o Eixo Literatura e Formação do Leitor do PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa) Integral, do Governo do Estado do Ceará, tem como objetivo contribuir na formação de professores mediadores, democratizar o acesso aos livros, através dos acervos disponibilizados pelo PAIC Prosa e Poesia, pelo Mais Literatura, promovendo espaços para leituras compartilhadas. Tendo como concepção metodológica o Círculo de Cultura de Paulo Freire, propõe-se que a afetividade seja a mediadora entre o sujeito, a palavra, a imagem e o livro. Em 2023, são apresentadas duas propostas metodológicas: a Bib-baú, para a Educação Infantil e Anos Iniciais, e o Ciclo de Leitura para os Anos Finais do Ensino Fundamental, com estratégias para antes, durante e após a leitura. A pesquisa baseia-se em COLOMER (2017), COSSON (2021, 2022), FREIRE (1989), TODOROV (2021), espera-se, através dela, provocar reflexões acerca do letramento literário, nortear a prática docente e compartilhar experiências de incentivo à leitura desenvolvidas no Ceará." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "673601255f7d2_14112024105445.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-14 10:54:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA FORTE IRINEU DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA" "autor_email" => "mariliafisantos@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }