Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA E AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DO EIXO LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR DO PAIC INTEGRAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A literatura é um direito que constantemente é negado, seja pelas condições de acesso aos mais variados textos, seja pela forma com que é abordada na escola. Os textos literários, muitas vezes, são apresentados aos alunos em função do ensino da língua, com caráter didático ou resumidos em fichas de leitura. O que defendemos é que a literatura ocupe o seu lugar na escola, que é o da apreciação do estético, do lúdico e do prazer pelo ato de ler, como fonte para debate sobre as questões sociais, dialogando com outras linguagens artísticas, colaborando na formação de leitores. Nesse sentido, o Eixo Literatura e Formação do Leitor do PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa) Integral, do Governo do Estado do Ceará, tem como objetivo contribuir na formação de professores mediadores, democratizar o acesso aos livros, através dos acervos disponibilizados pelo PAIC Prosa e Poesia, pelo Mais Literatura, promovendo espaços para leituras compartilhadas. Tendo como concepção metodológica o Círculo de Cultura de Paulo Freire, propõe-se que a afetividade seja a mediadora entre o sujeito, a palavra, a imagem e o livro. Em 2023, são apresentadas duas propostas metodológicas: a Bib-baú, para a Educação Infantil e Anos Iniciais, e o Ciclo de Leitura para os Anos Finais do Ensino Fundamental, com estratégias para antes, durante e após a leitura. A pesquisa baseia-se em COLOMER (2017), COSSON (2021, 2022), FREIRE (1989), TODOROV (2021), espera-se, através dela, provocar reflexões acerca do letramento literário, nortear a prática docente e compartilhar experiências de incentivo à leitura desenvolvidas no Ceará.

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