O ensino de Mecânica Quântica na Educação Básica enfrenta diversos desafios que dificultam a compreensão dos alunos nessa área crucial da Física Moderna. A defasagem entre o currículo escolar e os avanços científicos divulgados pela mídia, juntamente com a falta de tempo nas aulas de Física e a complexidade técnica inadequada ao nível dos alunos, são apontados como obstáculos significativos. Diante dessa problemática, propõe-se a utilização de uma analogia entre um experimento clássico e um fenômeno quântico para facilitar a compreensão dos estudantes. Essa abordagem visa reproduzir o efeito Casimir, um fenômeno quântico, através de ondas de água, tornando tangíveis conceitos abstratos da Mecânica Quântica. O experimento proposto, baseado em estudos anteriores, pode ser realizado em uma sala de aula com materiais simples, proporcionando uma compreensão mais profunda dos princípios quânticos. Espera-se que essa metodologia estimule o interesse dos alunos pela Física Moderna, promovendo uma participação ativa na exploração e análise dos resultados, e oferecendo uma compreensão mais concreta e acessível dos conceitos fundamentais da mecânica quântica.