Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA ESCOLA PÚBLICA AO TERREIRO ASÉ YÁLÊMIM CASA DE TRADIÇÃO NAGÔ EGBÁ: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A DIVERSIDADE RELIGIOSA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Projeto vivenciado na Escola de Referência de Ensino Médio de Beberibe, periferia do Recife, trabalhou com a temática história e cultura afro-brasileira conforme orientação do Currículo de Pernambuco, conteúdo este que precisa ser desenvolvido nas atividades pedagógicas conforme Projeto Político pedagógico da Escola. Mesmo com o advento da criação da lei federal 10.639/03. Neste trabalho, objetivou-se discutir a importância das religiões afro-brasileiras na escola pública para a construção histórica, política e cultural de cada sujeito, em especial para jovens do ensino médio em processo de escolarização. Nossa ênfase reside em incentivar e contribuir para o destaque da Semana da Consciência Negra como instrumento indispensável para o (no) desenvolvimento da Educação para as Relações Étnico- Raciais. Deste modo, realizamos ações em conjunto com a comunidade local, onde compartilhamos experiências através de uma visita ao terreiro e ponto de Cultura Galpão do Vira. Neste encontro dois professores acompanharam sete estudantes para entrevistar e conhecer o ponto de cultura. No terreiro, foram recepcionados pelo líder religioso Pai Alex de Oxaguiane e seu filho o babakekerê Antoni ambos os responsáveis pelo espaço sagrado. Organizamos essa visita nas seguintes etapas: reuniões para discutir sobre as perguntas e registros que seriam realizados no terreiro, contato com os responsáveis do ponto de Cultura, saída para visita e exposição do vídeo no evento da consciência negra realizado na escola. Todas as etapas foram pensadas pelos estudantes responsáveis e mediadas pelos professores, pois, entende-se que a escola é um espaço de saberes na construção da identidade negra de cada sujeito, sendo assim, cada um precisa assumir autonomia e identidade, cabendo aos educadores, portanto, atuarem como coautores junto aos estudantes com o objetivo de promover o conhecimento coletivo, o respeito mútuo, e assim contribua para torná-los cidadãos mais responsáveis com o cuidado do patrimônio imaterial sagrado comunitário.

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