Ao longo de sua jornada, a humanidade tem se distanciado progressivamente do meio ambiente, uma tendência que se intensificou nos últimos séculos, especialmente devido aos inúmeros processos e revoluções industriais ocorridos nesse período. Esses elementos convergem para a separação da natureza desde os primeiros anos de vida da criança, fase caracterizada pela sensibilidade às influências físico-sociais durante o desenvolvimento, resultando no distanciamento crescente das crianças em relação à natureza. Este trabalho tem como objetivo analisar e debater a importância da abordagem ambiental das ações promovidas pela equipe do Programa Criança Feliz do Município de Duas Estradas - PB em celebração ao Dia da Árvore, considerando sua relevância para o desenvolvimento da consciência ecológica e o fortalecimento de vínculos afetivos das famílias acompanhadas. A presente pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, com uma abordagem participativa que incluiu relatos de experiências, revisão bibliográfica e trabalho de campo (in loco). Como resultado, destaca-se a relevância dos gestos simples de educação ambiental durante a primeira infância, os quais contribuem para a formação de cidadãos ecologicamente críticos e podem resultar em uma significativa evolução para o meio ambiente, promovendo uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações. No referido trabalho, reconhece-se a necessidade de mais iniciativas como a apresentada, especialmente direcionados aos jovens em situação de vulnerabilidade social (público do programa), para que a formação ambiental possa oferecer uma compreensão mais profunda e abrangente da realidade em que estão inseridos, visando desenvolver uma percepção da necessidade de sustentabilidade para enfrentar os desafios ambientais em seu entorno.