Metodologias ativas para o ensino e aprendizagem são caracterizadas pela inter-relação entre educação, cultura, sociedade, política e escola, sendo desenvolvida por meio de métodos ativos e criativos que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem (BACICH; MORAN, 2018). O presente trabalho concentra-se na implementação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), como abordagem inovadora para envolver os alunos de forma ativa em seu processo educacional. A ABP se define pela utilização de projetos autênticos e realistas para ensinar conteúdos acadêmicos, promovendo o trabalho cooperativo na resolução de problemas (BENDER, 2014). Os referenciais teóricos adotados, como a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire e a Teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky, sustentam a visão de aprendizagem como um processo ativo e socialmente construído pelo aluno (FREIRE, 2021; PALANGANA, 2015). O documento normativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi utilizado para embasar o produto desenvolvido, que pode ser utilizado no ensino médio, contemplando competências e habilidades específicas da BNCC (EM13CNT301; EM13CNT310) (BRASIL, 2017). Como resultado, foi elaborado um guia principal para professores, auxiliando na aplicação da ABP na educação básica, contendo uma sequência didática para o ensino dos biomas e a descrição das atividades. Este guia inclui informações sobre metodologias ativas e propostas de atividades com instruções detalhadas para a sua aplicação. O guia secundário foi desenvolvido para os alunos e oferece orientações sobre pesquisa, plágio, normas ABNT, e instruções para as etapas do projeto. A sequência didática aborda os seis biomas brasileiros, utilizando fontes como revistas científicas e jornais atuais, permitindo aos estudantes relacionarem problemas reais com sua realidade, desenvolvendo análise crítica e propostas de soluções para os desafios apresentados.