A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA FORMAÇÃO ESCOLAR E EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109729 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1199 "inscrito_id" => 6000 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA FORMAÇÃO ESCOLAR E EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este resumo apresenta dados parciais de um subprojeto de pesquisa em andamento sobre a influência das religiões na formação escolar e nas práticas de leitura e escrita em indivíduos oriundos das camadas populares de Pernambuco. Este subprojeto é parte de um projeto de pesquisa maior, em curso, na Universidade Federal Rural de Pernambuco , intitulado "Famílias de meios populares e os significados da leitura e da escrita: um estudo de caso em Pernambuco". No presente trabalho, serão apresentadas pesquisas que abordam as implicações religiosas na formação escolar e nas práticas de leitura e escrita entre sujeitos das camadas populares. O embasamento teórico deste trabalho é fundamentado em Chauí (2013), Rolim (1980), Bourdieu (1998) e Lahire (1997). Quanto à metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na plataforma SciELO em 2024, em que foram identificados dois trabalhos relacionados à temática, além de outros três trabalhos já referenciados em estudos anteriores, totalizando cinco estudos. Os resultados evidenciaram, em primeiro lugar, a existência de poucos estudos sobre a temática. Em seguida podemos observar especialmente no catolicismo e no pentecostalismo formas distintas de influenciar as práticas de leitura e escrita em indivíduos "não herdeiros" das camadas populares. Também constatamos, a influência dessas religiões na longevidade escolar de alguns indivíduos provenientes das camadas populares, bem como na construção de acervos pessoais e nas práticas de leitura e escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6000_TB1199_29022024210659.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALD RODRIGO REGO RUFINO" "autor_nome_curto" => "Ronald Rodrigo" "autor_email" => "ronald.rodrigo@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109729 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1199 "inscrito_id" => 6000 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA FORMAÇÃO ESCOLAR E EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este resumo apresenta dados parciais de um subprojeto de pesquisa em andamento sobre a influência das religiões na formação escolar e nas práticas de leitura e escrita em indivíduos oriundos das camadas populares de Pernambuco. Este subprojeto é parte de um projeto de pesquisa maior, em curso, na Universidade Federal Rural de Pernambuco , intitulado "Famílias de meios populares e os significados da leitura e da escrita: um estudo de caso em Pernambuco". No presente trabalho, serão apresentadas pesquisas que abordam as implicações religiosas na formação escolar e nas práticas de leitura e escrita entre sujeitos das camadas populares. O embasamento teórico deste trabalho é fundamentado em Chauí (2013), Rolim (1980), Bourdieu (1998) e Lahire (1997). Quanto à metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na plataforma SciELO em 2024, em que foram identificados dois trabalhos relacionados à temática, além de outros três trabalhos já referenciados em estudos anteriores, totalizando cinco estudos. Os resultados evidenciaram, em primeiro lugar, a existência de poucos estudos sobre a temática. Em seguida podemos observar especialmente no catolicismo e no pentecostalismo formas distintas de influenciar as práticas de leitura e escrita em indivíduos "não herdeiros" das camadas populares. Também constatamos, a influência dessas religiões na longevidade escolar de alguns indivíduos provenientes das camadas populares, bem como na construção de acervos pessoais e nas práticas de leitura e escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6000_TB1199_29022024210659.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALD RODRIGO REGO RUFINO" "autor_nome_curto" => "Ronald Rodrigo" "autor_email" => "ronald.rodrigo@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }