Este resumo apresenta dados parciais de um subprojeto de pesquisa em andamento sobre a influência das religiões na formação escolar e nas práticas de leitura e escrita em indivíduos oriundos das camadas populares de Pernambuco. Este subprojeto é parte de um projeto de pesquisa maior, em curso, na Universidade Federal Rural de Pernambuco , intitulado "Famílias de meios populares e os significados da leitura e da escrita: um estudo de caso em Pernambuco". No presente trabalho, serão apresentadas pesquisas que abordam as implicações religiosas na formação escolar e nas práticas de leitura e escrita entre sujeitos das camadas populares. O embasamento teórico deste trabalho é fundamentado em Chauí (2013), Rolim (1980), Bourdieu (1998) e Lahire (1997). Quanto à metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na plataforma SciELO em 2024, em que foram identificados dois trabalhos relacionados à temática, além de outros três trabalhos já referenciados em estudos anteriores, totalizando cinco estudos. Os resultados evidenciaram, em primeiro lugar, a existência de poucos estudos sobre a temática. Em seguida podemos observar especialmente no catolicismo e no pentecostalismo formas distintas de influenciar as práticas de leitura e escrita em indivíduos "não herdeiros" das camadas populares. Também constatamos, a influência dessas religiões na longevidade escolar de alguns indivíduos provenientes das camadas populares, bem como na construção de acervos pessoais e nas práticas de leitura e escrita.