Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2014) TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que costuma persistir na vida adulta, implicando negativamente, dentre vários aspectos, na memória e atenção. A leitura e a escrita são focos de vários estudos que visam tornar a aprendizagem das crianças efetiva mesmo diante das implicações decorrentes do transtorno. O artigo a seguir apresenta a etapa de levantamento teórico que visa respaldar um estudo sobre os possíveis comprometimentos da pouca capacidade da memória de trabalho na compreensão de três tipos de leituras propostas em sala de aula (leituras que o aluno faz com autonomia, leituras que ele faz em voz alta e as leituras feitas por outro leitor para o aluno) no processo de decodificação. Tendo em vista que a leitura autônoma demanda maior desempenho de funções executivas e ativação, memorização e processamento de informações linguísticas, que podem ser mais lentas em crianças com o transtorno, utilizando o modelo multicomponente de Baddeley & Hitch (1974), objetiva-se indicar, especificamente, o desempenho com base em cada etapa da memória de trabalho (alça fonológica, bloco visuoespacial e componente executivo central), delineando assim, em quais fases são sofridos maiores danos. Para isso, será proposto um levantamento bibliográfico das etapas de desenvolvimento da leitura (CAPOVILLA, 2002), da análise do modelo de memória de trabalho em diálogo e sua relação com a leitura (BADDELEY; HICH, 1974), descrevendo as etapas de armazenamento, aquisição e atenção em paralelo aos momentos de leitura propostos em sala de aula já citados.