Considerando a dificuldade brasileira em reverter o volume ainda expressivo de materiais recicláveis que tem como destino os lixões e aterros, totalizando cerca de 40% de tudo que é produzido (Abrelpe, 2022), este projeto foi idealizado e encontra-se em execução, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), nas escolas do Município de Marechal Deodoro, Alagoas, tendo a Cooperativa dos Catadores desta cidade (Coopmar-MD), como entidade executora em conjunto com o Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro. Foi modelada uma solução tecnológica (sistema e aplicativos) onde os professores da rede municipal propõe às turmas das escolas que lecionam, “desafios de competição e cooperação” em articulação com a cooperativa e como as Secretarias de Educação e Meio Ambiente. Os/as estudantes acessam o aplicativo de seus celulares, e participam de uma trilha virtual desenvolvendo atividades que promovem a coleta seletiva. Todo material separado em suas residências, é levado para a escola. Na escola, são pesados pela equipe da Coopmar-MD, e os dados são lançados no aplicativo. Desta forma, cada estudante acompanha a evolução das coletas de suas turmas, assim como a realização das atividades. Os resultados do desafio após implantação nas duas primeiras escolas, indicam números favoráveis. 14,5 toneladas de materiais recicláveis foram coletados pelos/as estudantes e destinados à Cooperativa em duas semanas de desafio. Analisando os níveis de engajamento destes/as estudantes no desenvolvimento das atividades, após aplicação de formulário semiestruturado em todas as turmas, constatamos que cerca de 25% deles/as não manifestaram interesse em participar das atividades, e um percentual de 30% se deparou com alguma restrição tecnológica. Por outro lado, 75% promoveu coleta seletiva, e 23% continuou com a separação de materiais em suas residências. Portanto, a ferramenta, assim como todo o processo de articulação, tem demonstrado um grande potencial de promoção de educação ambiental.