O campo das Ciências Naturais em especial a Química, é comumente interpretada como uma matéria de difícil compreensão, cheia de equações e cálculos complexos, o que acaba por se tornar uma disciplina temida pelos alunos, dificultando o processo de aprendizado e compreensão de fenômenos e práticas da mesma. Uma das consequências direta desta situação é assimilação errônea por parte dos alunos de que as práticas e experimentações de química são restritas ao laboratório ou que somente é possível com materiais ou produtos específicos, o que acaba por desincentivar a realização de tais práticas pelas escolas, principalmente as públicas na qual em sua maioria carecem de espaços laboratoriais. Nesse sentido, se fez necessário analisar os fatores que contribuem e influenciam tal situação dentro do espaço escolar. Desse modo, buscou-se mostrar aos alunos como a química está no cotidiano e não somente no ambiente laboratorial e que além de possível, é também necessário a elaboração de experimentos utilizando materiais diversos e de baixo custo para que possam ser trabalhados em sala de aula de forma proveitosa, tendo como objetivo a absorção dos conteúdos de forma mais contextualizada para a compreensão dos assuntos abordados nas salas de aulas e para que entendam a importância da química no cotidiano. Este projeto de cunho qualitativo-quantitativo, tem como objetivo apresentar a química de modo simples e descontraído através de experimentos práticos e de baixo custo, baseando-se em uma pesquisa bibliográfica e estudos de campo em escolas interioranas nas cidades de Buritirana-MA, Impetratriz-MA e São Miguel-TO.