A monitoria consiste em atividades que são elaboradas pelo discente em sua preparação na formação docente, no qual vamos auxiliar em preparações de atividades no campo pedagógico e científico com a supervisão do docente responsável pela disciplina. O objetivo do estudo foi relatar a experiência de ter vivenciado a monitoria na disciplina “Esportes e Portadores de Necessidades Especiais“. O presente estudo trata-se de um relato de experiência. Foram coletados os dados de 15 participantes, alunos do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, matriculados na disciplina "Esportes e Portadores de Necessidades Especiais", ministrada no Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão (UFPE-CAV). Após a finalização do período de monitoria, realizamos a construção de um formulário pela plataforma do Google utilizando os critérios da escala likert (1932), nas quais construímos 9 perguntas sobre os conteúdos abordados em sala de aula. Observamos que a monitoria desempenha um papel essencial para formação de futuros professores. As características referente a experiência durante a disciplina vivenciada em aulas práticas e teóricas foram extremamente satisfatórias, destacando a relevância da monitoria acadêmica para auxiliar os estudantes a compreenderem os conteúdos de forma simples. Nos resultados obtidos através das questões discursivas, destaca-se alguns pontos de aprimoramento, tal como a carência de materiais didáticos para uma percepção mais aprofundada dos conteúdos abordados na disciplina. A experiência observada revelou uma lacuna na disponibilidade de materiais didáticos tanto para as aulas práticas quanto para as aulas teóricas e observamos que a monitoria desempenha um papel essencial para formação de futuros professores.