Este artigo descreve uma oficina de construção de pirâmides etárias realizada em uma turma de licenciatura em Geografia na UFRN, ministrada por pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Demografia (PpgDem/UFRN). O objetivo da oficina foi capacitar os futuros professores de Geografia na interpretação e aplicação prática das pirâmides etárias em contextos educacionais. A metodologia incluiu uma introdução teórica sobre pirâmides etárias, seguida por atividades práticas de construção e interpretação utilizando dados demográficos reais. Os participantes foram guiados na análise de diferentes padrões populacionais e na compreensão das implicações sociais, econômicas e políticas das estruturas etárias. Além disso, foram incentivados a refletir sobre a integração desses conceitos no ensino de Geografia. Os resultados evidenciaram uma melhoria significativa na compreensão dos participantes sobre as pirâmides etárias e sua aplicação educacional. Conclui-se que a oficina proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado prático, promovendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas populacionais entre os estudantes de licenciatura em Geografia. Esta iniciativa destaca a importância do ensino prático e contextualizado para a formação de professores comprometidos com a compreensão e análise crítica das questões demográficas contemporâneas.