Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAPACITAÇÃO EM ANÁLISE DEMOGRÁFICA: UMA OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE PIRÂMIDES ETÁRIAS PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFRN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111668
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3967
    "inscrito_id" => 3976
    "titulo" => "CAPACITAÇÃO EM ANÁLISE DEMOGRÁFICA: UMA OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE PIRÂMIDES ETÁRIAS PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFRN"
    "resumo" => "Este artigo descreve uma oficina de construção de pirâmides etárias realizada em uma turma de licenciatura em Geografia na UFRN, ministrada por pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Demografia (PpgDem/UFRN). O objetivo da oficina foi capacitar os futuros professores de Geografia na interpretação e aplicação prática das pirâmides etárias em contextos educacionais. A metodologia incluiu uma introdução teórica sobre pirâmides etárias, seguida por atividades práticas de construção e interpretação utilizando dados demográficos reais. Os participantes foram guiados na análise de diferentes padrões populacionais e na compreensão das implicações sociais, econômicas e políticas das estruturas etárias. Além disso, foram incentivados a refletir sobre a integração desses conceitos no ensino de Geografia. Os resultados evidenciaram uma melhoria significativa na compreensão dos participantes sobre as pirâmides etárias e sua aplicação educacional. Conclui-se que a oficina proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado prático, promovendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas populacionais entre os estudantes de licenciatura em Geografia. Esta iniciativa destaca a importância do ensino prático e contextualizado para a formação de professores comprometidos com a compreensão e análise crítica das questões demográficas contemporâneas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3976_TB3967_01102024002150.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VIANA"
    "autor_email" => "jpviana25@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111668
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3967
    "inscrito_id" => 3976
    "titulo" => "CAPACITAÇÃO EM ANÁLISE DEMOGRÁFICA: UMA OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE PIRÂMIDES ETÁRIAS PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFRN"
    "resumo" => "Este artigo descreve uma oficina de construção de pirâmides etárias realizada em uma turma de licenciatura em Geografia na UFRN, ministrada por pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Demografia (PpgDem/UFRN). O objetivo da oficina foi capacitar os futuros professores de Geografia na interpretação e aplicação prática das pirâmides etárias em contextos educacionais. A metodologia incluiu uma introdução teórica sobre pirâmides etárias, seguida por atividades práticas de construção e interpretação utilizando dados demográficos reais. Os participantes foram guiados na análise de diferentes padrões populacionais e na compreensão das implicações sociais, econômicas e políticas das estruturas etárias. Além disso, foram incentivados a refletir sobre a integração desses conceitos no ensino de Geografia. Os resultados evidenciaram uma melhoria significativa na compreensão dos participantes sobre as pirâmides etárias e sua aplicação educacional. Conclui-se que a oficina proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado prático, promovendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas populacionais entre os estudantes de licenciatura em Geografia. Esta iniciativa destaca a importância do ensino prático e contextualizado para a formação de professores comprometidos com a compreensão e análise crítica das questões demográficas contemporâneas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3976_TB3967_01102024002150.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VIANA"
    "autor_email" => "jpviana25@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo descreve uma oficina de construção de pirâmides etárias realizada em uma turma de licenciatura em Geografia na UFRN, ministrada por pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Demografia (PpgDem/UFRN). O objetivo da oficina foi capacitar os futuros professores de Geografia na interpretação e aplicação prática das pirâmides etárias em contextos educacionais. A metodologia incluiu uma introdução teórica sobre pirâmides etárias, seguida por atividades práticas de construção e interpretação utilizando dados demográficos reais. Os participantes foram guiados na análise de diferentes padrões populacionais e na compreensão das implicações sociais, econômicas e políticas das estruturas etárias. Além disso, foram incentivados a refletir sobre a integração desses conceitos no ensino de Geografia. Os resultados evidenciaram uma melhoria significativa na compreensão dos participantes sobre as pirâmides etárias e sua aplicação educacional. Conclui-se que a oficina proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado prático, promovendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas populacionais entre os estudantes de licenciatura em Geografia. Esta iniciativa destaca a importância do ensino prático e contextualizado para a formação de professores comprometidos com a compreensão e análise crítica das questões demográficas contemporâneas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.