A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CEARÁ (DE 1965 A 1976): IMPLICAÇÕES DESSA TRAJETÓRIA
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O campo metodológico da pesquisa está pautado em uma abordagem qualitativa e no método de pesquisa histórica. Utilizou-se documentos e registros como as normativas e dados oriundos de outros estudos. Optamos por utilizar também a fonte oral, por meio da entrevista com um professor da primeira turma do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza. Seguimos o que consta nas normas da resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510/2016, garantindo os procedimentos éticos de nosso estudo. Quanto aos resultados, constatamos que tanto os cursos da CADES como o Exame de Suficiência, propostos por ações governamentais, bem como o curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza assumiram uma formação tecnicista que atendia aos anseios da época, sendo guiada pelo entendimento do que era a Educação Física no momento em questão. Constatamos também forte influência da área militar e da área médica nesse entendimento, pois as aulas eram pensadas a partir dessa compreensão. 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