As pesquisas que se propõem a descrever a história da formação em Educação Física no Brasil são escassas, sobretudo no Estado do Ceará. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo geral reconstituir a trajetória da história da formação de professores de Educação Física no ensino superior no Ceará. O campo metodológico da pesquisa está pautado em uma abordagem qualitativa e no método de pesquisa histórica. Utilizou-se documentos e registros como as normativas e dados oriundos de outros estudos. Optamos por utilizar também a fonte oral, por meio da entrevista com um professor da primeira turma do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza. Seguimos o que consta nas normas da resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510/2016, garantindo os procedimentos éticos de nosso estudo. Quanto aos resultados, constatamos que tanto os cursos da CADES como o Exame de Suficiência, propostos por ações governamentais, bem como o curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza assumiram uma formação tecnicista que atendia aos anseios da época, sendo guiada pelo entendimento do que era a Educação Física no momento em questão. Constatamos também forte influência da área militar e da área médica nesse entendimento, pois as aulas eram pensadas a partir dessa compreensão. Uma Educação Física responsável pela formação moral e física, e por desenvolver habilidades esportivas nos alunos. Constatamos que os cursos vieram para atender a uma necessidade de formação para aqueles que já atuavam na escola, como também para quem praticava ou já praticou alguma modalidade esportiva, e via na Educação Física à possibilidade de um campo de atuação profissional. A pesquisa contribuiu com a área da Educação Física, enriquecendo a pouca quantidade de estudos historiográficos que existem nesse campo de conhecimento, sobretudo no Estado do Ceará.