Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"CAMINHOS LITERÁRIOS AMAZONENSES: EXPLORANDO A VIDA DOS AUTORES E SUAS OBRAS COM ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO NOVO ENSINO MÉDIO"

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109800
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1314
    "inscrito_id" => 4702
    "titulo" => ""CAMINHOS LITERÁRIOS AMAZONENSES: EXPLORANDO A VIDA DOS AUTORES E SUAS OBRAS COM ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO NOVO ENSINO MÉDIO""
    "resumo" => "A literatura desempenha um papel fundamental na formação e no enriquecimento do repertório humano, tanto na preservação quanto na disseminação das tradições e vivências de uma região. Além de transportar-nos para mundos imaginários, também proporciona uma oportunidade única de mergulhar em narrativas que refletem as paisagens exuberantes da região e as variações culturais e históricas de seus habitantes. Conforme observa Candido (2000), "a literatura é um instrumento valioso para a compreensão e interpretação do mundo, funcionando como uma janela que nos permite vislumbrar diferentes realidades e perspectivas". O projeto "Caminhos Literários Amazonenses: Explorando a Vida dos Autores e Suas Obras com Alunos da 1ª Série do Novo Ensino Médio" teve como objetivo principal introduzir os alunos ao rico universo da literatura amazonense. Ao longo do projeto, os estudantes foram conduzidos a conhecerem o contexto histórico e cultural da região, além de se familiarizarem com obras e autores representativos. A metodologia incluiu etapas como estudo dirigido biográfico dos autores assim como apreciação de obras, atividades de expressão escrita e oral, com foco na elaboração de fichas literárias para futuras consultas dos próximos alunos desta série, debates e avaliação contínua do aprendizado. Por meio dessas atividades, buscou-se não apenas ampliar o repertório literário dos alunos, mas também promover reflexões sobre a importância da literatura regional na construção da identidade cultural. O projeto visou desenvolver habilidades críticas e expressivas dos estudantes, além de incentivar o apreço pela cultura local a fim de que os alunos adquirissem um maior conhecimento e entendimento sobre a literatura amazonense, bem como uma maior valorização de sua herança cultural e identidade regional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID4702_TB1314_08042024224937.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIA DUTRA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LIGIA DUTRA CAR"
    "autor_email" => "ligia.carneiro@seducam.pro.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109800
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1314
    "inscrito_id" => 4702
    "titulo" => ""CAMINHOS LITERÁRIOS AMAZONENSES: EXPLORANDO A VIDA DOS AUTORES E SUAS OBRAS COM ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO NOVO ENSINO MÉDIO""
    "resumo" => "A literatura desempenha um papel fundamental na formação e no enriquecimento do repertório humano, tanto na preservação quanto na disseminação das tradições e vivências de uma região. Além de transportar-nos para mundos imaginários, também proporciona uma oportunidade única de mergulhar em narrativas que refletem as paisagens exuberantes da região e as variações culturais e históricas de seus habitantes. Conforme observa Candido (2000), "a literatura é um instrumento valioso para a compreensão e interpretação do mundo, funcionando como uma janela que nos permite vislumbrar diferentes realidades e perspectivas". O projeto "Caminhos Literários Amazonenses: Explorando a Vida dos Autores e Suas Obras com Alunos da 1ª Série do Novo Ensino Médio" teve como objetivo principal introduzir os alunos ao rico universo da literatura amazonense. Ao longo do projeto, os estudantes foram conduzidos a conhecerem o contexto histórico e cultural da região, além de se familiarizarem com obras e autores representativos. A metodologia incluiu etapas como estudo dirigido biográfico dos autores assim como apreciação de obras, atividades de expressão escrita e oral, com foco na elaboração de fichas literárias para futuras consultas dos próximos alunos desta série, debates e avaliação contínua do aprendizado. Por meio dessas atividades, buscou-se não apenas ampliar o repertório literário dos alunos, mas também promover reflexões sobre a importância da literatura regional na construção da identidade cultural. O projeto visou desenvolver habilidades críticas e expressivas dos estudantes, além de incentivar o apreço pela cultura local a fim de que os alunos adquirissem um maior conhecimento e entendimento sobre a literatura amazonense, bem como uma maior valorização de sua herança cultural e identidade regional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID4702_TB1314_08042024224937.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIA DUTRA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LIGIA DUTRA CAR"
    "autor_email" => "ligia.carneiro@seducam.pro.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A literatura desempenha um papel fundamental na formação e no enriquecimento do repertório humano, tanto na preservação quanto na disseminação das tradições e vivências de uma região. Além de transportar-nos para mundos imaginários, também proporciona uma oportunidade única de mergulhar em narrativas que refletem as paisagens exuberantes da região e as variações culturais e históricas de seus habitantes. Conforme observa Candido (2000), "a literatura é um instrumento valioso para a compreensão e interpretação do mundo, funcionando como uma janela que nos permite vislumbrar diferentes realidades e perspectivas". O projeto "Caminhos Literários Amazonenses: Explorando a Vida dos Autores e Suas Obras com Alunos da 1ª Série do Novo Ensino Médio" teve como objetivo principal introduzir os alunos ao rico universo da literatura amazonense. Ao longo do projeto, os estudantes foram conduzidos a conhecerem o contexto histórico e cultural da região, além de se familiarizarem com obras e autores representativos. A metodologia incluiu etapas como estudo dirigido biográfico dos autores assim como apreciação de obras, atividades de expressão escrita e oral, com foco na elaboração de fichas literárias para futuras consultas dos próximos alunos desta série, debates e avaliação contínua do aprendizado. Por meio dessas atividades, buscou-se não apenas ampliar o repertório literário dos alunos, mas também promover reflexões sobre a importância da literatura regional na construção da identidade cultural. O projeto visou desenvolver habilidades críticas e expressivas dos estudantes, além de incentivar o apreço pela cultura local a fim de que os alunos adquirissem um maior conhecimento e entendimento sobre a literatura amazonense, bem como uma maior valorização de sua herança cultural e identidade regional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.