O artigo apresenta reflexões acerca da Pedagogia de Projetos e a construção de práticas pedagógicas com foco no desenvolvimento integral e que garantam os direitos de aprendizagem para as crianças bem pequenas. Ao ser ouvida pelo docente, a criança é capaz de evoluir, sendo vista com respeito e tendo um papel central nos projetos em que participa. Isso permite que a conexão com o professor e as demais crianças se mantenha ao longo do tempo. Ao considerar a criança como protagonista, o docente descentraliza a função educativa, promovendo a participação de todos como aprendizes e construtores de cultura. O propósito deste estudo é analisar a forma como essa abordagem é aplicada com crianças bem pequenas e qual sua influência no processo de aprendizagem, socializando as vivências realizadas por meio dos projetos conduzidos ao longo do ano junto a um grupo de crianças de dois anos em um Centro de Educação Infantil (CEI) situado em Fortaleza. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em campo, com os dados obtidos através de observação participante, utilizando a documentação pedagógica como suporte para o registro das percepções adquiridas. Através desse estudo, foi evidenciada a importância dos projetos no estímulo à autonomia e à democracia, cabendo ao professor o papel de compreender e mediar diferentes pontos de vista que convergem para um mesmo interesse.