O componente curricular de Biologia do Novo Ensino Médio (NEM), vem trazendo algumas mudanças no currículo, como, por exemplo, as eletivas, que por sua vez, são disciplinas trabalhadas fora da carga horária de Biologia, mas que abrange assuntos da referida matriz. Temos como objetivo geral desse trabalho trazer a importância de metodologias ativas no ensino de biologia, e, especificamente, no campo de genética para a comunidade científica. A metodologia usada está amparada na construção de jogos pedagógicos. O quadro de Punnett Móvel foi uma ferramenta criada por estudantes das turmas de 3ª séries de uma escola da rede estadual do município de Quixadá-CE para trabalharmos a 1º lei de Mendel. Entretanto, trata-se de uma metodologia ativa desenvolvida na eletiva de biodiversidade e saúde no campo de estudo de genética. Para tanto, o trabalho faz uma revisão de assuntos discutidos por autores que traçaram métodos ativos ao ensino de genética, assim, como, também, os documentos curriculares do estado do Ceará que norteiam às competências e habilidades da base nacional comum curricular de ciências da natureza. Os resultados nos mostram da importância do lúdico para o ensino de genética, na construção de jogos e do letramento científico da área. Contudo, as discussões dos achados da pesquisa norteiam de um processo de ensino-aprendizagem crítico e participativo dos educandos, trazendo um melhor desenvolvimento cognitivo e interdisciplinaridade das ciências naturais e de instruções por pares na criação do jogo pedagógico, que se soma, como uma alternativa metodológica, quando, porventura, os recursos tecnológicos não são alcançados em sala de aula. Assim sendo, espera-se que o referido trabalho seja uma ferramenta construtiva para os profissionais de Ciências da Natureza.