EDUCAÇÃO INFANTIL DE TEMPO INTEGRAL: PERSPECTIVA DE PAIS DE ALUNOS DO CMEI JOEL MENDES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109569 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 979 "inscrito_id" => 2134 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL DE TEMPO INTEGRAL: PERSPECTIVA DE PAIS DE ALUNOS DO CMEI JOEL MENDES" "resumo" => "A educação de crianças pequenas, antes restritas ao cuidado doméstico, passou a ser realizada em instituições diante da inserção da mulher no mercado de trabalho. As primeiras estruturas voltadas para este objetivo tinham o assistencialismo como base; e, passado muitos anos, ainda é perceptível esse viés. As legislações que embasam o atual contexto trazem consigo o cuidar e educar como referência. Porém, devido a crescente demanda, é visível que o planejamento estrutural da escola não abarcou satisfatoriamente a procura pelo ensino. O escopo da pesquisa é observar as perspectivas de pais de alunos sobre a educação Infantil de tempo integral. Fundamenta-se o presente artigo nas ideias de Araújo, Auer e Neves (2019), Araújo (2015), Fernandes (2009), entre outros. A metodologia utilizada é a quali-quantitativa de cunho descritivo e, neste caso, utilizou-se entrevistas por meio de questionários. Revelou-se nesse estudo que a necessidade de trabalho é o fator que move a procura por uma escola de tempo integral, sendo que esta precisa ser próxima a residencia ou emprego e que, caso não necessitasse se ausentar para o labor, uma parte (40%) não matricularia a criança. Carinho e amor são palavras recorrentes nas respostas referentes a execução do trabalho escolar. Essa é a ideia dos pais quanto ao ensino, concretizando-se, assim, o desconhecimento quanto à importância de conceitos e metodologias. Ainda há muito o que se fazer para que a escola tenha um status diferenciado. O docente não recebe a devida relevância enquanto profissional. Dessa forma, entende-se que é preciso repensar o Currículo da Educação Infantil, inserir ainda mais os pais no ambiente escolar, bem como valorizar o professor e demais profissionais que fazem parte da escola, além de uma maior cobrança quanto ao cuidado à criança pela família." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2134_TB979_22052024220453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUYANE DA SILVA FLORINDO" "autor_nome_curto" => "SUYANE" "autor_email" => "ped.suyane@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109569 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 979 "inscrito_id" => 2134 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL DE TEMPO INTEGRAL: PERSPECTIVA DE PAIS DE ALUNOS DO CMEI JOEL MENDES" "resumo" => "A educação de crianças pequenas, antes restritas ao cuidado doméstico, passou a ser realizada em instituições diante da inserção da mulher no mercado de trabalho. As primeiras estruturas voltadas para este objetivo tinham o assistencialismo como base; e, passado muitos anos, ainda é perceptível esse viés. As legislações que embasam o atual contexto trazem consigo o cuidar e educar como referência. Porém, devido a crescente demanda, é visível que o planejamento estrutural da escola não abarcou satisfatoriamente a procura pelo ensino. O escopo da pesquisa é observar as perspectivas de pais de alunos sobre a educação Infantil de tempo integral. Fundamenta-se o presente artigo nas ideias de Araújo, Auer e Neves (2019), Araújo (2015), Fernandes (2009), entre outros. A metodologia utilizada é a quali-quantitativa de cunho descritivo e, neste caso, utilizou-se entrevistas por meio de questionários. Revelou-se nesse estudo que a necessidade de trabalho é o fator que move a procura por uma escola de tempo integral, sendo que esta precisa ser próxima a residencia ou emprego e que, caso não necessitasse se ausentar para o labor, uma parte (40%) não matricularia a criança. Carinho e amor são palavras recorrentes nas respostas referentes a execução do trabalho escolar. Essa é a ideia dos pais quanto ao ensino, concretizando-se, assim, o desconhecimento quanto à importância de conceitos e metodologias. Ainda há muito o que se fazer para que a escola tenha um status diferenciado. O docente não recebe a devida relevância enquanto profissional. Dessa forma, entende-se que é preciso repensar o Currículo da Educação Infantil, inserir ainda mais os pais no ambiente escolar, bem como valorizar o professor e demais profissionais que fazem parte da escola, além de uma maior cobrança quanto ao cuidado à criança pela família." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2134_TB979_22052024220453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUYANE DA SILVA FLORINDO" "autor_nome_curto" => "SUYANE" "autor_email" => "ped.suyane@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }