PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112441 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5077 "inscrito_id" => 9617 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL." "resumo" => "A importância da Prática como Componente Curricular (PCC) é indiscutível, pois estabelece uma conexão entre as disciplinas de conteúdo específico e as pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais para a prática docente. Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância das disciplinas Práticas como Componente Curricular (PCC) no processo de formação profissional docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contribuindo para a construção da identidade do professor como educador. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, envolvendo a elaboração de um questionário para coleta de dados sobre a percepção dos discentes no curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Dos 15 alunos entrevistados, 86% destacaram a relevância das PCC na formação docente. Posteriormente, 60% informaram ter desenvolvido habilidades de comunicação e interação com os alunos, todos concordaram que as PCC são essenciais para preparar os professores de biologia para enfrentar os desafios da docência. Além disso, 46% dos entrevistados mencionaram que uma maior integração de tecnologias educacionais atenderia às necessidades dos futuros professores. Por conseguinte, 67% dos informantes relataram que o desenvolvimento de habilidades para a adaptação de metodologias é a principal contribuição das PCC para o entendimento sobre a aplicação de metodologias pedagógicas. E 73% dos entrevistados informaram que o principal desafio enfrentado durante as disciplinas de PCC é a limitação na adaptação de conteúdo para diferentes públicos. Por fim, 37% dos entrevistados destacaram que a disciplina Prática Curricular para o ensino de Zoologia teve um impacto positivo em sua formação como professor de biologia. Nesse sentido, a PCC promove a interligação entre as disciplinas da área específica e as da área pedagógica, além de sua aplicação prática em sala de aula. Essa integração culmina na capacitação dos professores para atuação na Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9617_TB5077_30092024183726.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE DA SILVA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "francinnete824@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112441 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5077 "inscrito_id" => 9617 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL." "resumo" => "A importância da Prática como Componente Curricular (PCC) é indiscutível, pois estabelece uma conexão entre as disciplinas de conteúdo específico e as pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais para a prática docente. Esta pesquisa tem como objetivo destacar a importância das disciplinas Práticas como Componente Curricular (PCC) no processo de formação profissional docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contribuindo para a construção da identidade do professor como educador. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, envolvendo a elaboração de um questionário para coleta de dados sobre a percepção dos discentes no curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Dos 15 alunos entrevistados, 86% destacaram a relevância das PCC na formação docente. Posteriormente, 60% informaram ter desenvolvido habilidades de comunicação e interação com os alunos, todos concordaram que as PCC são essenciais para preparar os professores de biologia para enfrentar os desafios da docência. Além disso, 46% dos entrevistados mencionaram que uma maior integração de tecnologias educacionais atenderia às necessidades dos futuros professores. Por conseguinte, 67% dos informantes relataram que o desenvolvimento de habilidades para a adaptação de metodologias é a principal contribuição das PCC para o entendimento sobre a aplicação de metodologias pedagógicas. E 73% dos entrevistados informaram que o principal desafio enfrentado durante as disciplinas de PCC é a limitação na adaptação de conteúdo para diferentes públicos. Por fim, 37% dos entrevistados destacaram que a disciplina Prática Curricular para o ensino de Zoologia teve um impacto positivo em sua formação como professor de biologia. Nesse sentido, a PCC promove a interligação entre as disciplinas da área específica e as da área pedagógica, além de sua aplicação prática em sala de aula. Essa integração culmina na capacitação dos professores para atuação na Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9617_TB5077_30092024183726.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE DA SILVA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "francinnete824@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }