Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS SOBRE QUESTÕES IDENTITÁRIAS DE CRIANÇAS NEGRAS E/OU AFRODESCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONEXÃO BRASIL, ANGOLA E COLÔMBIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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Tem como recorte temporal a promulgação da Lei nº: 10.639/2003/11.645/2008, que em 2023 completou duas décadas de ação afirmativa na sociedade brasileira, e torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, bem como as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnicorraciais. Constitui uma investigação qualitativa em educação, realizada por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica, intervenção pedagógica e análise de conteúdo, estabelecendo possibilidades de diálogo entre as políticas e práticas existentes nos países envolvidos. E tem como principais referenciais teóricos em infância os trabalhos de Tebet, na construção de identidade os escritos de Hall, para o debate das questões sociais, Arelaro e sobre as discussões de supremacia racial Diangelo, todos eles sob a ótica dialógica de Paulo Freire. Em uma análise preliminar é possível afirmar que embora a lei 10.639 já conte com duas décadas de sua promulgação, ainda há um grande senão em sua implementação efetiva.O presente trabalho apresenta uma pesquisa participante em andamento no programa de Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Campinas, cujo objetivo é" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13318_TB4137_20102024125339.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VENÍCIUS DE BRITO COELHO" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "coelho.marcus@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111776 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4137 "inscrito_id" => 13318 "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE QUESTÕES IDENTITÁRIAS DE CRIANÇAS NEGRAS E/OU AFRODESCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONEXÃO BRASIL, ANGOLA E COLÔMBIA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa participante em andamento no programa de Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Campinas, cujo objetivo é o de promover o diálogo com professores analisando e discutindo a perspectiva da construção identitária de crianças pretas, negras, pardas por meio de uma proposta de intervenção pedagógica com docentes e crianças nos países Brasil, Angola e Colômbia. 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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa participante em andamento no programa de Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Campinas, cujo objetivo é o de promover o diálogo com professores analisando e discutindo a perspectiva da construção identitária de crianças pretas, negras, pardas por meio de uma proposta de intervenção pedagógica com docentes e crianças nos países Brasil, Angola e Colômbia. Tem como recorte temporal a promulgação da Lei nº: 10.639/2003/11.645/2008, que em 2023 completou duas décadas de ação afirmativa na sociedade brasileira, e torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, bem como as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnicorraciais. Constitui uma investigação qualitativa em educação, realizada por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica, intervenção pedagógica e análise de conteúdo, estabelecendo possibilidades de diálogo entre as políticas e práticas existentes nos países envolvidos. E tem como principais referenciais teóricos em infância os trabalhos de Tebet, na construção de identidade os escritos de Hall, para o debate das questões sociais, Arelaro e sobre as discussões de supremacia racial Diangelo, todos eles sob a ótica dialógica de Paulo Freire. Em uma análise preliminar é possível afirmar que embora a lei 10.639 já conte com duas décadas de sua promulgação, ainda há um grande senão em sua implementação efetiva.

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