O presente trabalho tem como objetivo descrever a utilização de uma calculadora manual, produzida com tampas de garrafas, isopor e EVA, como forma de auxiliar na aprendizagem de estudantes diagnosticados com o TDAH, cujos resultado foram positivos. Este estudo se desenvolveu em Juazeiro do Norte (CE), cujos estudantes, portadores de laudos, são de diferentes seriações dos anos iniciais do ensino fundamental, selecionados pela Secretaria Municipal de Educação em face a dificuldade da aprendizagem na realização de contas de somar e subtrair com duas ou mais parcelas. Foram utilizados para o desenvolvimento deste trabalho estudos sobre TDAH dos pesquisadores Wilson Cândido Braga e da Dra. Sharon Saline, além de materiais de estudiosos da Educação Matemática como D’Ambrósio, Biembengut, Polya, Lorenzatto, Fiorentini e outros. Os resultados encontrados mostraram que a utilização da calculadora manual pode vir a contribuir para a aprendizagem de contas de adição e subtração com dois ou mais fatores, inicialmente com sua utilização e posteriormente desenvolvendo as operações no caderno sem a necessidade de utilizar a calculadora, seja ela a manual, produzida com materiais recicláveis, seja a eletrônica.