Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE DIZEM OS ESTUDANTES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa Laço social, modos de subjetivação e educação: desafios contemporâneos desenvolvida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A pesquisa está articulada ao Projeto de Extensão “Da escola à universidade: escutando o mal-estar” que oferece oficinas para o público de estudantes adolescentes matriculados em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro. O trabalho busca abordar uma discussão crítica da reforma do Novo Ensino Médio (NEM), sob a perspectiva do jovem estudante do ensino público. Também, articula a história recente da reforma do NEM e a escuta desses estudantes com o dramático enredo de uma reforma que está longe de ser concluída. A partir da aplicação de um questionário, realizado na Escola Estadual Amaro Cavalcanti, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, se obteve um total de 503 respostas. Os resultados parciais, dos dados coletados, indicam a retração de expectativa de futuro do jovem secundarista. Apesar do momento de incerteza quanto aos rumos do NEM, o qual tornou-se um campo de disputa entre projetos educacionais e programas políticos, o fato é que uma geração de estudantes está sendo formada a partir de um currículo que em parte é desacreditado por alunos e docentes, assim como uma legião de jovens continuam a evadir-se da formação secundária, sem acesso a uma formação profissional de qualidade, nem à universidade. Por fim, a pesquisa atravessa nuances de como os estudantes de uma escola pública veem este percurso e o que esperam dele. Será que o novo modelo vem cumprindo seu objetivo? Como os estudantes percebem essas mudanças? No contexto profissional e acadêmico, o que pensam os estudantes sobre o futuro?

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