Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS NO INTERIOR DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111465
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3651
    "inscrito_id" => 1204
    "titulo" => "DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS NO INTERIOR DO CEARÁ"
    "resumo" => "O trabalho docente na educação básica refere-se ao conjunto de atividades desempenhadas pelos professores que atuam no ensino fundamental e médio, tanto em escolas públicas quanto privadas. Essas atividades incluem planejamento, preparação e ministração de aulas, avaliação do desempenho dos alunos, orientação educacional, acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, entre outras responsabilidades ligadas à prática pedagógica. Nosso objetivo é relatar as experiencia de Professores do interior do Ceará em suas práticas na Rede Municipal de Ensino. Utilizando-se da metodologia da pesquisa descritiva, qualitativa, no ano de 2024, que foi realizada por meio de anotações em diário de campo. O ensino fundamental II abrange uma faixa etária em que os alunos apresentam uma gama de características individuais, interesses, estilos de aprendizagem e necessidades educacionais. Manter os alunos motivados e engajados nas aulas é um desafio constante. Os professores precisam adaptar os conteúdos curriculares para torná-los mais acessíveis e significativos, levando em consideração seus interesses, habilidades e experiências prévias, manter a disciplina e o controle da turma, especialmente em salas de aula com um grande número de alunos e/ou com estudantes mais indisciplinados. É importante estabelecer regras claras e aplicar estratégias eficazes de gestão de conflitos. Avaliar o progresso dos alunos de maneira justa e precisa é um desafio, pois os professores precisam encontrar métodos de avaliação que sejam adequados para uma variedade de estilos de aprendizagem e que permitam verificar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades e competências desenvolvidas. Por fim, em meio aos desafios enfrentados pelos professores no ensino fundamental II, é fundamental ressaltar a importância do papel desses profissionais na formação dos estudantes e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Apesar das dificuldades, os professores desempenham um papel crucial na promoção do aprendizado, no estímulo ao pensamento crítico e na formação integral dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1204_TB3651_24102024095834.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUDIANE MARIA DA SILVA MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "LUDIANE MARINHO"
    "autor_email" => "ludianemarinho@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111465
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3651
    "inscrito_id" => 1204
    "titulo" => "DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS NO INTERIOR DO CEARÁ"
    "resumo" => "O trabalho docente na educação básica refere-se ao conjunto de atividades desempenhadas pelos professores que atuam no ensino fundamental e médio, tanto em escolas públicas quanto privadas. Essas atividades incluem planejamento, preparação e ministração de aulas, avaliação do desempenho dos alunos, orientação educacional, acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, entre outras responsabilidades ligadas à prática pedagógica. Nosso objetivo é relatar as experiencia de Professores do interior do Ceará em suas práticas na Rede Municipal de Ensino. Utilizando-se da metodologia da pesquisa descritiva, qualitativa, no ano de 2024, que foi realizada por meio de anotações em diário de campo. O ensino fundamental II abrange uma faixa etária em que os alunos apresentam uma gama de características individuais, interesses, estilos de aprendizagem e necessidades educacionais. Manter os alunos motivados e engajados nas aulas é um desafio constante. Os professores precisam adaptar os conteúdos curriculares para torná-los mais acessíveis e significativos, levando em consideração seus interesses, habilidades e experiências prévias, manter a disciplina e o controle da turma, especialmente em salas de aula com um grande número de alunos e/ou com estudantes mais indisciplinados. É importante estabelecer regras claras e aplicar estratégias eficazes de gestão de conflitos. Avaliar o progresso dos alunos de maneira justa e precisa é um desafio, pois os professores precisam encontrar métodos de avaliação que sejam adequados para uma variedade de estilos de aprendizagem e que permitam verificar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades e competências desenvolvidas. Por fim, em meio aos desafios enfrentados pelos professores no ensino fundamental II, é fundamental ressaltar a importância do papel desses profissionais na formação dos estudantes e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Apesar das dificuldades, os professores desempenham um papel crucial na promoção do aprendizado, no estímulo ao pensamento crítico e na formação integral dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1204_TB3651_24102024095834.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUDIANE MARIA DA SILVA MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "LUDIANE MARINHO"
    "autor_email" => "ludianemarinho@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho docente na educação básica refere-se ao conjunto de atividades desempenhadas pelos professores que atuam no ensino fundamental e médio, tanto em escolas públicas quanto privadas. Essas atividades incluem planejamento, preparação e ministração de aulas, avaliação do desempenho dos alunos, orientação educacional, acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, entre outras responsabilidades ligadas à prática pedagógica. Nosso objetivo é relatar as experiencia de Professores do interior do Ceará em suas práticas na Rede Municipal de Ensino. Utilizando-se da metodologia da pesquisa descritiva, qualitativa, no ano de 2024, que foi realizada por meio de anotações em diário de campo. O ensino fundamental II abrange uma faixa etária em que os alunos apresentam uma gama de características individuais, interesses, estilos de aprendizagem e necessidades educacionais. Manter os alunos motivados e engajados nas aulas é um desafio constante. Os professores precisam adaptar os conteúdos curriculares para torná-los mais acessíveis e significativos, levando em consideração seus interesses, habilidades e experiências prévias, manter a disciplina e o controle da turma, especialmente em salas de aula com um grande número de alunos e/ou com estudantes mais indisciplinados. É importante estabelecer regras claras e aplicar estratégias eficazes de gestão de conflitos. Avaliar o progresso dos alunos de maneira justa e precisa é um desafio, pois os professores precisam encontrar métodos de avaliação que sejam adequados para uma variedade de estilos de aprendizagem e que permitam verificar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades e competências desenvolvidas. Por fim, em meio aos desafios enfrentados pelos professores no ensino fundamental II, é fundamental ressaltar a importância do papel desses profissionais na formação dos estudantes e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Apesar das dificuldades, os professores desempenham um papel crucial na promoção do aprendizado, no estímulo ao pensamento crítico e na formação integral dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.