O trabalho docente na educação básica refere-se ao conjunto de atividades desempenhadas pelos professores que atuam no ensino fundamental e médio, tanto em escolas públicas quanto privadas. Essas atividades incluem planejamento, preparação e ministração de aulas, avaliação do desempenho dos alunos, orientação educacional, acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, entre outras responsabilidades ligadas à prática pedagógica. Nosso objetivo é relatar as experiencia de Professores do interior do Ceará em suas práticas na Rede Municipal de Ensino. Utilizando-se da metodologia da pesquisa descritiva, qualitativa, no ano de 2024, que foi realizada por meio de anotações em diário de campo. O ensino fundamental II abrange uma faixa etária em que os alunos apresentam uma gama de características individuais, interesses, estilos de aprendizagem e necessidades educacionais. Manter os alunos motivados e engajados nas aulas é um desafio constante. Os professores precisam adaptar os conteúdos curriculares para torná-los mais acessíveis e significativos, levando em consideração seus interesses, habilidades e experiências prévias, manter a disciplina e o controle da turma, especialmente em salas de aula com um grande número de alunos e/ou com estudantes mais indisciplinados. É importante estabelecer regras claras e aplicar estratégias eficazes de gestão de conflitos. Avaliar o progresso dos alunos de maneira justa e precisa é um desafio, pois os professores precisam encontrar métodos de avaliação que sejam adequados para uma variedade de estilos de aprendizagem e que permitam verificar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades e competências desenvolvidas. Por fim, em meio aos desafios enfrentados pelos professores no ensino fundamental II, é fundamental ressaltar a importância do papel desses profissionais na formação dos estudantes e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Apesar das dificuldades, os professores desempenham um papel crucial na promoção do aprendizado, no estímulo ao pensamento crítico e na formação integral dos alunos.