Divulgação Científica (DC) é a ação realizada para aproximar e dialogar com o público amplo sobre a ciência, de modo que contribua às pessoas refletirem suas aplicações e implicações nos seus cotidianos, se interessarem por temas científicos, participarem dos debates públicos e fazerem uso de conhecimentos científicos nas suas decisões. As ações de DC geralmente são realizadas por jornalistas e a partir das universidades, comunicadas pelos cientistas. Pressupomos que a escola pode também ser um contexto de DC para comunidade e o público em geral. Diante disso, objetivamos caracterizar da produção acadêmica brasileira o lugar da escola na DC. Diante de um estado questão, identificamos dos últimos dez anos, dissertações e teses publicadas na BDTD IBICT, a partir dos descritores “escola + DC + Ensino de Ciências”. Localizamos 116 pesquisas, que na leitura permitiu-nos constatar que a escola aparece integrada à DC em ações de práticas educativas com textos ou outras mídias comunicadas por jornalistas/cientistas nas aulas de Ciências; em ações extensionistas de universidades no contexto da escola; e em feiras científicas. Desse inventário, identificamos apenas oito trabalhos, nos quais a escola é a promotora de ações de DC. Estas ações resultaram de temas abordados com os estudantes nas áreas de saúde, meio ambiente e astronomia, divulgadas em exposições na escola e em museus; mídias em redes sociais e com programas de rádio. As pesquisas apontam a importância da participação dos estudantes na construção e comunicação da ciência (escolar) às pessoas da comunidade e o público em geral. Concluímos que há um espaço para investigação da escola como promotora de DC, no sentido de compreendê-la como agente que produz “ciência escolar” e que precisa favorecer ações que ampliem as aprendizagens dos estudantes para a sua comunidade, de modo que favoreçam uma cultura científica na sua territorialidade.