O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise das respostas dos estudantes nos questionários socioeconômicos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) no ano de 2021. Tal estudo será produzido a partir dos 9os anos do Ensino Fundamental e dos 3os anos do Ensino Médio, da rede estadual de São Paulo. Ambas as séries representam fechamentos de ciclo, a primeira encerra o período da formação do estudante no Ensino Fundamental, a segunda completa todos os níveis da Educação Básica. A utilização do SARESP deve-se ao fato deste caracterizar uma política pública do estado de São Paulo, aplicada como avaliação de larga escala, possibilitando ampla margem de dados para exploração. O final do ano de 2021, momento em que ocorreu a aplicação da prova, representa o retorno dos estudantes para a escola de forma presencial, após longos períodos de ensino a distância, motivados pela pandemia da Covid-19. Utilizou-se a metodologia de análise quantitativa de dados. A relevância da pesquisa ampara-se na necessidade de se ter maior quantidade e diversidade de estudos relacionadas às informações produzidas pelas avaliações de larga escala; uma visão criteriosa sobre as respostas dos estudantes sobre o ambiente escolar e familiar explica muito sobre a realidade do cenário social do público avaliado. Conclui-se sobre a pesquisa educacional ser fundamental para aprimorar de forma crescente o sistema de educação.