A Educação a Distância (EaD) ampliou o acesso e permitiu a interiorização do Ensino Superior no Brasil, porém existe uma ampla discussão sobre a qualidade, acesso e permanência dos estudantes nesta modalidade. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva descrever por meio de um relato de experiência os primeiros contatos com a tutoria no curso de EaD da Pedagogia da UECE. Tratou-se de elucidar os desafios da participação dentro de um curso à distância, comparando a formação recebida pela universidade particular em que a tutora fez sua segunda graduação, com o que ela percebeu ao longo do primeiro semestre do curso EaD da universidade pública. Dos resultados principais, temos que o curso de pedagogia da UECE traz um arcabouço teórico e prático positivo para a formação dos acadêmicos, e para os agentes compostos, incluindo a tutora. Ademais, houve contribuições positivas para a maturidade acadêmica da tutora, que atualmente curso doutorado em Educação. Sobre as dificuldades percebidas, tem-se a ausência de autonomia e dificuldades no manuseio da plataforma, principalmente pelos estudantes mais velhos ou que estão há muito tempo sem contato com o ambiente acadêmico. Ademais, considera-se que mais pesquisas com relatos dos outros participantes (professores formadores, alunos do curso, coordenadores de polo, coordenadores gerais) seriam interessantes, para que se entenda um cenário tão complexo quanto a EaD.