Esse texto discute o ensino de história, mais especificamente nas turmas de sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental, e sua relação com a construção do pensamento crítico/reflexivo embasados no conceito de Consciência Histórica e Letramento Histórico, tendo como pano de fundo os estudos sobre o medievo em sala de aula. Nosso objetivo é discutir sobre os conceitos de Consciência Histórica e Letramento Histórico no contexto da educação básica a partir do ensino de História Medieval e como eles podem ser trabalhados de forma inclusiva, na perspectiva das múltiplas aprendizagens. Este trabalho tem como fundamentação teórica os estudos de Cerri (2011) sobre Consciência Histórica; Rocha (2020) sobre Letramento Histórico; Vianna (2017) sobre o Ensino de História Medieval, entre outros autores. Para também subsidiar a discussão, abordaremos, como marcos legais, a BNCC e os Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2019). Nesse intuito, refletimos sobre o incipiente processo de reflexão/ação do papel que o professor/a de História exerce frente à incentivar a “atitude historiadora” proposta pela BNCC. Essa postura consiste no protagonismo investigativo sobre a realidade em sala de aula onde professores/as e estudantes são sujeitos do processo de ensino e aprendizagem transformando as aulas de história em um ambiente mais inclusivo, principalmente para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem.