UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO E ACESSIBIIDADE DE CRIANÇAS AUTISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111694 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4006 "inscrito_id" => 12055 "titulo" => "UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO E ACESSIBIIDADE DE CRIANÇAS AUTISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo, oriundo de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, apresenta algumas reflexões acerca da educação especial e inclusiva e os direitos sobre a efetivação da acessibilidade no ambiente escolar, com um recorte de análises de artigos e obras de autores que abordam sobre o tema desenvolvido, tendo como indicadores 3 descritores: “Acessibilidade no ambiente escolar”, “Instrumentos pedagógico e autismo”, “Inclusão no ambiente escolar de alunos autistas”. A discussão sobre a inclusão de crianças autistas nas escolas, tornou-se um tema desafiador e requer um olhar holístico diante do contexto referente a consolidação de um ambiente que possa favorecer o desenvolvimento social e cognitivo da criança no contexto escolar. Mesmo com as mudanças ocorridas ao longo da trajetória da educação inclusiva, o ato da inclusão não deve significar e ser pautada apenas com a efetivação da matricula do aluno em uma instituição de ensino regular, mas garantir e assegurar o suporte necessário’ para o seu desenvolvimento ao longo da sua jornada estudantil/acadêmica. Cabe uma reflexão e analise sob o viés teórico de como esse suporte deve ser realizado, de qual maneira o conceito de inclusão e acessibilidade no ambiente escolar é colocado nas normativas e obras de pesquisadores e como a acessibilidade e a inclusão no ambiente escolar é um fator importante para a evolução do aluno autista. São essas inquietações que constrói saberes e competências para fortalecer o processo das políticas públicas voltadas para a educação especial e inclusiva, sendo uma ponte para a consolidação dos direitos e a efetivação coerente das práticas inclusivas no âmbito educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12055_TB4006_27102024111946.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALISSA MARIHÁ FEIJÓ SILVA" "autor_nome_curto" => "TALISSA FEIJO" "autor_email" => "talissamfeijosilva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111694 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4006 "inscrito_id" => 12055 "titulo" => "UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO E ACESSIBIIDADE DE CRIANÇAS AUTISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo, oriundo de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, apresenta algumas reflexões acerca da educação especial e inclusiva e os direitos sobre a efetivação da acessibilidade no ambiente escolar, com um recorte de análises de artigos e obras de autores que abordam sobre o tema desenvolvido, tendo como indicadores 3 descritores: “Acessibilidade no ambiente escolar”, “Instrumentos pedagógico e autismo”, “Inclusão no ambiente escolar de alunos autistas”. A discussão sobre a inclusão de crianças autistas nas escolas, tornou-se um tema desafiador e requer um olhar holístico diante do contexto referente a consolidação de um ambiente que possa favorecer o desenvolvimento social e cognitivo da criança no contexto escolar. Mesmo com as mudanças ocorridas ao longo da trajetória da educação inclusiva, o ato da inclusão não deve significar e ser pautada apenas com a efetivação da matricula do aluno em uma instituição de ensino regular, mas garantir e assegurar o suporte necessário’ para o seu desenvolvimento ao longo da sua jornada estudantil/acadêmica. Cabe uma reflexão e analise sob o viés teórico de como esse suporte deve ser realizado, de qual maneira o conceito de inclusão e acessibilidade no ambiente escolar é colocado nas normativas e obras de pesquisadores e como a acessibilidade e a inclusão no ambiente escolar é um fator importante para a evolução do aluno autista. São essas inquietações que constrói saberes e competências para fortalecer o processo das políticas públicas voltadas para a educação especial e inclusiva, sendo uma ponte para a consolidação dos direitos e a efetivação coerente das práticas inclusivas no âmbito educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12055_TB4006_27102024111946.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALISSA MARIHÁ FEIJÓ SILVA" "autor_nome_curto" => "TALISSA FEIJO" "autor_email" => "talissamfeijosilva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }