Este artigo, oriundo de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, apresenta algumas reflexões acerca da educação especial e inclusiva e os direitos sobre a efetivação da acessibilidade no ambiente escolar, com um recorte de análises de artigos e obras de autores que abordam sobre o tema desenvolvido, tendo como indicadores 3 descritores: “Acessibilidade no ambiente escolar”, “Instrumentos pedagógico e autismo”, “Inclusão no ambiente escolar de alunos autistas”. A discussão sobre a inclusão de crianças autistas nas escolas, tornou-se um tema desafiador e requer um olhar holístico diante do contexto referente a consolidação de um ambiente que possa favorecer o desenvolvimento social e cognitivo da criança no contexto escolar. Mesmo com as mudanças ocorridas ao longo da trajetória da educação inclusiva, o ato da inclusão não deve significar e ser pautada apenas com a efetivação da matricula do aluno em uma instituição de ensino regular, mas garantir e assegurar o suporte necessário’ para o seu desenvolvimento ao longo da sua jornada estudantil/acadêmica. Cabe uma reflexão e analise sob o viés teórico de como esse suporte deve ser realizado, de qual maneira o conceito de inclusão e acessibilidade no ambiente escolar é colocado nas normativas e obras de pesquisadores e como a acessibilidade e a inclusão no ambiente escolar é um fator importante para a evolução do aluno autista. São essas inquietações que constrói saberes e competências para fortalecer o processo das políticas públicas voltadas para a educação especial e inclusiva, sendo uma ponte para a consolidação dos direitos e a efetivação coerente das práticas inclusivas no âmbito educacional.