O presente trabalho relata a experiência na elaboração de um modelo didático de uma célula vegetal para estudo anatômico e morfológico dos organismos fotossintetizantes. Desenvolvido no contexto da disciplina "Estrutura dos Organismos Fotossintetizantes" do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal, o foco da construção do modelo estava na diferenciação das camadas da parede celular e nas organelas específicas presentes em células vegetais. O propósito final era compreender as diversas funções das organelas vegetais e a composição da parede celular, crucial para a sustentação, resistência e proteção do organismo. O modelo de célula vegetal foi confeccionado a partir de materiais reaproveitados e de papelaria, como papelão, esponja vegetal, EVA e massas de modelar. Esses elementos foram essenciais para a representação das camadas da parede celular e para a modelagem das organelas. Essa atividade pode ter representado um recurso pedagógico importante na assimilação dos conteúdos pelos estudantes, na interação entre o grupo e na compreensão das práticas docentes. Em síntese, a elaboração deste modelo didático não apenas facilitou a compreensão dos conceitos abordados na disciplina, mas também promoveu a cooperação entre os estudantes e enriqueceu a prática de ensino dos licenciandos envolvidos, além de servir como inspiração na prática docente dos educadores em formação.