O trabalho trata dos desafios e estratégias do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico/CEMASP, da Secretaria Municipal de Educação de Manaus-AM no enfrentamento do abandono e da evasão escolar. O estudo busca identificar os desafios e apontar estratégias do CEMASP no enfrentamento do abandono e evasão escolar na rede pública de educação de Manaus, refletindo sobre a importância do Centro para garantir o acesso e a permanência dos estudantes no ambiente escolar. Quanto à fundamentação teórica, utilizou-se os apontamentos de Freire (1999, 2000 e 2012), Fornari (2010), Patto (2000), Charlot (2000) e Silva Filho, Lima Araújo (2017) para explicar que o abandono e a evasão escolar apresentam-se numa problemática multifacetada que envolve dimensões políticas, econômicas, culturais e sociais. O trabalho é de natureza qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. Para coleta de dados, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de entrevista compreensiva junto à equipe multiprofissional do CEMASP. Espera-se que esta pesquisa forneça valiosas contribuições para futuros pesquisadores e profissionais da educação, ajudando na identificação ações eficientes da redução do abandono escolar e do bem-estar coletivo das famílias e, no aprimoramento da gestão escolar. Os resultados preliminares demonstram que é presente a necessidade de equipes multiprofissionais para se desenvolver estratégias eficazes com foco no processo de ensino-aprendizagem, no enfrentamento e no monitoramento dos estudantes em potencial abandono.