MONITORIA ACADÊMICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LINGUÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114762 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8411 "inscrito_id" => 1293 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LINGUÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "A Linguística, como ciência, é crucial para o entendimento das nuances da linguagem humana e suas variações, sendo essencial para futuros profissionais da área de Letras. Diante disso, este relato de experiência refere-se à atuação na monitoria acadêmica da disciplina “Linguística I” no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras. O objetivo foi auxiliar os discentes do 1° período no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos linguísticos fundamentais, para que desenvolvessem uma base sólida para o restante da graduação. Para tanto, utilizou-se como aparato teórico autores como Fiorin (2010), Orlandi (2009), Weedwood (2002), entre outros, para fundamentar a importância da ciência linguística e seu percurso histórico até a atuação contemporânea. Realizou-se, assim, uma pesquisa descritiva, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa, uma vez que descreve o percurso da monitoria com os ingressantes. A partir disso, inferiu-se que a participação dos monitores na disciplina proporcionou aos alunos um processo formativo mais dinâmico e eficaz nas concepções linguísticas introdutórias, refletido no bom desempenho da turma nas atividades discursivas e em seus relatos fornecidos. Ademais, contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos monitores para o futuro exercício docente. Portanto, conclui-se que a monitoria configura-se como um instrumento bilateralmente benéfico no contexto universitário, sobretudo nos cursos de licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1293_TB8411_06082024210611.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY FURTADO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ISABELY FURTADO" "autor_email" => "isabelly.furtado@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114762 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8411 "inscrito_id" => 1293 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LINGUÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "A Linguística, como ciência, é crucial para o entendimento das nuances da linguagem humana e suas variações, sendo essencial para futuros profissionais da área de Letras. Diante disso, este relato de experiência refere-se à atuação na monitoria acadêmica da disciplina “Linguística I” no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras. O objetivo foi auxiliar os discentes do 1° período no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos linguísticos fundamentais, para que desenvolvessem uma base sólida para o restante da graduação. Para tanto, utilizou-se como aparato teórico autores como Fiorin (2010), Orlandi (2009), Weedwood (2002), entre outros, para fundamentar a importância da ciência linguística e seu percurso histórico até a atuação contemporânea. Realizou-se, assim, uma pesquisa descritiva, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa, uma vez que descreve o percurso da monitoria com os ingressantes. A partir disso, inferiu-se que a participação dos monitores na disciplina proporcionou aos alunos um processo formativo mais dinâmico e eficaz nas concepções linguísticas introdutórias, refletido no bom desempenho da turma nas atividades discursivas e em seus relatos fornecidos. Ademais, contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos monitores para o futuro exercício docente. Portanto, conclui-se que a monitoria configura-se como um instrumento bilateralmente benéfico no contexto universitário, sobretudo nos cursos de licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1293_TB8411_06082024210611.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY FURTADO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ISABELY FURTADO" "autor_email" => "isabelly.furtado@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }