Este trabalho teve origem através da participação do Programa de Iniciação à docência (PIBID) no ano de 2021 pela Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, no município de Caraúbas-RN. O objetivo geral é apresentar a fase de diagnóstico que foi construída nos primeiros passos das atividades relacionada ao projeto, tendo em vista que contribuirá para entendermos a realidade dos alunos sobre saúde mental durante o período de pandemia. A pesquisa tem abordagem quantitativa, qualitativa, destacando em números o formulário respondido pelos alunos e trazendo qualidade à temática na área abordada e também descritiva, descrevendo relatos importantes dos alunos sobre os impactos da pandemia durante as aulas. No requisito fundamentação teórica, abordamos a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1979), Araújo (2020) para explicar sobre projeto de letramento, Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) destacando o papel da escola, Machado e Paula (2012) trazendo a importância da sala de aula para os alunos, e Oliveira (2010) abordando sobre interação entre professor e aluno. Diante das experiências e da pesquisa realizada, percebemos as inúmeras dificuldades enfrentadas durante o período da pandemia, não só com os professores, mas também entre os alunos, o adoecimento mental e a principalmente a falta de interação social. Por isso, é importante falar sobre saúde mental nas escolas, pois diante de tantos cenários, o escolar é também aquele que convive com pessoas ansiosas e depressivas, e, portanto, é fundamental que ensinemos nossos alunos a serem cidadãos críticos e reflexivos seja qual for o assunto.