Esta pesquisa tem por objetivo, relatar a experiência vivida na condução do lll Ciclo de FormAÇÃO de Monitores do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Nessa direção, fazemos apontamentos acerca da importância dessas experiências como elemento de crescimento profissional e institucional, como a melhoria da aprendizagem dos agentes que vivenciam um Clube de Ciências. A formação em questão, foi realizada na Universidade do Estado do Pará, a partir do “lll Ciclo de FormAÇÃO de monitores” do doravante clube, no qual promove atividades científicas com crianças do 5º ao 7º ano da educação básica, por meio de encontros semanais, que envolvem a experimentação investigativa como plano de fundo. Na Formação de Monitores, tiveram cerca de 55 pessoas inscritas, estes são alunos de graduação das diversas áreas do conhecimento, entre elas: ciências biológicas, ciências naturais, física e pedagogia e outras, e os dados da pesquisa se deram por meio da observação participante. Com isso, apresentam-se apontamentos acerca da experiência de condução e realização do momento formativo em questão. Ademais, ressaltamos que essas experiências são passivas uma grande reflexão acerca das atividades realizadas, concepções teóricas, envolvimentos e contatos com a pesquisa e a comunidade investigativa científica. Nesse sentido, defendemos que as práticas realizadas no Clube de Ciências permitem aos professores monitores experiências formativas que corroboram para um bom Desenvolvimento Profissional Docente.