Este artigo explora a integração das ciências forenses como uma metodologia inovadora para enriquecer o ensino de química no Ensino Médio, alinhando-se às diretrizes do Novo Ensino Médio. As ciências forenses, que envolvem a aplicação de princípios científicos para resolver crimes, oferecem um contexto prático e envolvente para o aprendizado de conceitos químicos. Ao incorporar elementos de investigação criminal nas aulas de química, os educadores podem tornar o conteúdo mais relevante e interessante para os estudantes, promovendo um aprendizado mais profundo e duradouro. O uso de técnicas forenses, como análise de substâncias, identificação de compostos químicos e interpretação de evidências, permite aos alunos verem a aplicação prática da química no mundo real. O artigo apresenta diversas estratégias pedagógicas que foram utilizadas com objetivo de integrar as ciências forenses nas aulas de química do Ensino Médio e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais relevante e envolvente para os alunos, ao mesmo tempo que promove o interesse por carreiras científicas e desenvolver habilidades essenciais para a formação acadêmica e profissional. As metodologias desenvolvidas incluíam estudos de caso, simulações de cenas de crime e experimentos laboratoriais. Essas abordagens foram desenvolvidas com alunos do 2° ano do ensino médio e pode ajudar a desenvolver habilidades críticas, como pensamento analítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Em síntese, o artigo destaca os benefícios dessa integração, demonstrando como as ciências forenses podem ser uma poderosa ferramenta educativa no contexto do Novo Ensino Médio.