O trabalho ora apresentado tem o intento de apresentar resultados parciais de um projeto de intervenção em desenvolvimento sobre a construção das Diretrizes Curriculares Municipais da EJA no município de Cairu/BA. O presente artigo tem por objetivo analisar como os olhares dos atores da Educação de Jovens e Adultos de Cairu/BA podem contribuir para a construção de diretrizes curriculares para essa modalidade na rede municipal de ensino. Como sabemos, a definição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, no seu título V, capítulo II, a Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de seus estudos, na idade própria. No entanto, é preciso compreender que a EJA não tem simplesmente como objetivo preencher lacunas, ofertando conteúdos que não foram obtidos nos períodos da infância e adolescência, mas fundamentalmente deve retomar a escolarização com formas alternativas de estudo, tendo em vista assegurar o desenvolvimento de o direito à educação que estão diretamente relacionadas com sua inclusão fecunda nas múltiplas dimensões da vida social. O estudo está pautado na abordagem qualitativa de pesquisa, metodologicamente de natureza fenomenológica, o que possibilita diferentes olhares sobre o fenômeno educacional. Tem como participantes 8 diretores escolares, 5 coordenadores, 11 docentes e 8 estudantes da rede municipal de ensino de Cairu/BA. Para produção dos dados, foram realizados questionários e pesquisa bibliográfica. Na análise dos dados utiliza-se a técnica de análise do conteúdo, por meio da qual se espera compreender a visão da oferta da EJA em Cairu por seus atores e sua contribuição para construção dessas diretrizes.