CONTRIBUTOS PARA CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAIRU: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PELO OLHAR DOS SEUS ATORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111246 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3336 "inscrito_id" => 10822 "titulo" => "CONTRIBUTOS PARA CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAIRU: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PELO OLHAR DOS SEUS ATORES" "resumo" => "O trabalho ora apresentado tem o intento de apresentar resultados parciais de um projeto de intervenção em desenvolvimento sobre a construção das Diretrizes Curriculares Municipais da EJA no município de Cairu/BA. O presente artigo tem por objetivo analisar como os olhares dos atores da Educação de Jovens e Adultos de Cairu/BA podem contribuir para a construção de diretrizes curriculares para essa modalidade na rede municipal de ensino. Como sabemos, a definição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, no seu título V, capítulo II, a Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de seus estudos, na idade própria. No entanto, é preciso compreender que a EJA não tem simplesmente como objetivo preencher lacunas, ofertando conteúdos que não foram obtidos nos períodos da infância e adolescência, mas fundamentalmente deve retomar a escolarização com formas alternativas de estudo, tendo em vista assegurar o desenvolvimento de o direito à educação que estão diretamente relacionadas com sua inclusão fecunda nas múltiplas dimensões da vida social. O estudo está pautado na abordagem qualitativa de pesquisa, metodologicamente de natureza fenomenológica, o que possibilita diferentes olhares sobre o fenômeno educacional. Tem como participantes 8 diretores escolares, 5 coordenadores, 11 docentes e 8 estudantes da rede municipal de ensino de Cairu/BA. Para produção dos dados, foram realizados questionários e pesquisa bibliográfica. Na análise dos dados utiliza-se a técnica de análise do conteúdo, por meio da qual se espera compreender a visão da oferta da EJA em Cairu por seus atores e sua contribuição para construção dessas diretrizes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10822_TB3336_27102024223151.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "cauoliveira22@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111246 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3336 "inscrito_id" => 10822 "titulo" => "CONTRIBUTOS PARA CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAIRU: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PELO OLHAR DOS SEUS ATORES" "resumo" => "O trabalho ora apresentado tem o intento de apresentar resultados parciais de um projeto de intervenção em desenvolvimento sobre a construção das Diretrizes Curriculares Municipais da EJA no município de Cairu/BA. O presente artigo tem por objetivo analisar como os olhares dos atores da Educação de Jovens e Adultos de Cairu/BA podem contribuir para a construção de diretrizes curriculares para essa modalidade na rede municipal de ensino. Como sabemos, a definição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, no seu título V, capítulo II, a Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de seus estudos, na idade própria. No entanto, é preciso compreender que a EJA não tem simplesmente como objetivo preencher lacunas, ofertando conteúdos que não foram obtidos nos períodos da infância e adolescência, mas fundamentalmente deve retomar a escolarização com formas alternativas de estudo, tendo em vista assegurar o desenvolvimento de o direito à educação que estão diretamente relacionadas com sua inclusão fecunda nas múltiplas dimensões da vida social. O estudo está pautado na abordagem qualitativa de pesquisa, metodologicamente de natureza fenomenológica, o que possibilita diferentes olhares sobre o fenômeno educacional. Tem como participantes 8 diretores escolares, 5 coordenadores, 11 docentes e 8 estudantes da rede municipal de ensino de Cairu/BA. Para produção dos dados, foram realizados questionários e pesquisa bibliográfica. Na análise dos dados utiliza-se a técnica de análise do conteúdo, por meio da qual se espera compreender a visão da oferta da EJA em Cairu por seus atores e sua contribuição para construção dessas diretrizes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10822_TB3336_27102024223151.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "cauoliveira22@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }