Esse trabalho apresenta um estudo sobre a prática de ensino de ciências desenvolvido na rede pública de Duque de Caxias/RJ nas primeiras séries do ensino fundamental. Na procura de novas práticas pedagógicas que melhorem o ensino de Ciências, partindo da pesquisa acadêmica sobre jogos didáticos, foi elaborado o Jogo didático Água é Vida. Este jogo que enfoca a preservação ambiental dos recursos hídricos, sendo aplicado com alunos da rede pública de ensino de Duque de Caxias, e sendo desta maneira, analisado e discutido a influência dos jogos didáticos na melhoria do ensino de Ciências. Dentre as discussões levantadas neste trabalho, é apontada a importância de reformulação de vários fatores que influenciam o ensino de Ciências no ensino fundamental, partindo desde a formação dos professores, o currículo e as estratégias de ensino. A metodologia do trabalho abordou principalmente a análise de questionários aplicados antes e depois da aplicação do Jogo Água e Vida, mostrando a percepção dos alunos através deste ensino com jogos didáticos. Através da aplicação do jogo didático, constatou-se maior aprendizado dos alunos sobre o tema meio ambiente, mostrando a importância desta proposta de ensino. O trabalho também apresentou como resultado a importância de ensinar Metodologias Ativas e lúdicas na formação de professores.