O presente trabalho trata-se de uma reflexão entre teoria e prática que foi proporcionada durante o 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade do Estado do Amazonas, no componente curricular da Educação de Jovens e Adultos, que se deu pela análise de entrevistas realizadas em diferentes escolas municipais com os objetivos de: analisar os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Manaus-AM em 2024; verificar a formação inicial e continuada dos professores para a modalidade e examinar as causas e estratégias da escola para diminuir os índices de evasão. Para fundamentar teórico-metodologicamente nos apropriamos das ideias e conceitos de: Ginzburg (1990); Soares e Pedrosos (2016); Lisboa e Bevenutti (2020); Furtado e Machado (2021); Paiva (2021) e Dantas e Cardoso (2019). Após as discussões teóricas envolvendo a EJA, iniciamos a parte prática, que se deu com a ida de equipes em escolas municipais de Manaus-AM. A realização dos diálogos com os professores, pedagogos e gestores buscaram examinar pistas aparentemente insignificantes, desse modo sendo possível reconstruir padrões mais amplos e compreender a complexidade das relações sociais. Ante o exposto, vimos que a Educação de Jovens e Adultos ainda mostra fragilidades tanto no campo de políticas públicas, na oferta de educação continuada e na permanência dos estudantes. Diante disso, observamos a necessidade da promoção de um ambiente de aprendizagem centrado no estudante e sensível à diversidade, buscando repensar os currículos dos cursos de licenciaturas, propor atualização constante das práticas pedagógicas, na sensibilização para questões sociais e culturais, e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.