Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIVÊNCIAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS/AM - 2024

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111428
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3597
    "inscrito_id" => 11912
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIVÊNCIAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS/AM - 2024"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma reflexão entre teoria e prática que foi proporcionada durante o 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade do Estado do Amazonas, no componente curricular da Educação de Jovens e Adultos, que se deu pela análise de entrevistas realizadas em diferentes escolas municipais com os objetivos de: analisar os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Manaus-AM em 2024; verificar a formação inicial e continuada dos professores para a modalidade e examinar as causas e estratégias da escola para diminuir os índices de evasão. Para fundamentar teórico-metodologicamente nos apropriamos das ideias e conceitos de: Ginzburg (1990); Soares e Pedrosos (2016); Lisboa e Bevenutti (2020); Furtado e Machado (2021); Paiva (2021) e Dantas e Cardoso (2019). Após as discussões teóricas envolvendo a EJA, iniciamos a parte prática, que se deu com a ida de equipes em escolas municipais de Manaus-AM. A realização dos diálogos com os professores, pedagogos e gestores buscaram examinar pistas aparentemente insignificantes, desse modo sendo possível reconstruir padrões mais amplos e compreender a complexidade das relações sociais. Ante o exposto, vimos que a Educação de Jovens e Adultos ainda mostra fragilidades tanto no campo de políticas públicas, na oferta de educação continuada e na permanência dos estudantes. Diante disso, observamos a necessidade da promoção de um ambiente de aprendizagem centrado no estudante e sensível à diversidade, buscando repensar os currículos dos cursos de licenciaturas, propor atualização constante das práticas pedagógicas, na sensibilização para questões sociais e culturais, e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11912_TB3597_08042024232246.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA ANTUNES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "antuneserica080@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111428
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3597
    "inscrito_id" => 11912
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIVÊNCIAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS/AM - 2024"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma reflexão entre teoria e prática que foi proporcionada durante o 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade do Estado do Amazonas, no componente curricular da Educação de Jovens e Adultos, que se deu pela análise de entrevistas realizadas em diferentes escolas municipais com os objetivos de: analisar os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Manaus-AM em 2024; verificar a formação inicial e continuada dos professores para a modalidade e examinar as causas e estratégias da escola para diminuir os índices de evasão. Para fundamentar teórico-metodologicamente nos apropriamos das ideias e conceitos de: Ginzburg (1990); Soares e Pedrosos (2016); Lisboa e Bevenutti (2020); Furtado e Machado (2021); Paiva (2021) e Dantas e Cardoso (2019). Após as discussões teóricas envolvendo a EJA, iniciamos a parte prática, que se deu com a ida de equipes em escolas municipais de Manaus-AM. A realização dos diálogos com os professores, pedagogos e gestores buscaram examinar pistas aparentemente insignificantes, desse modo sendo possível reconstruir padrões mais amplos e compreender a complexidade das relações sociais. Ante o exposto, vimos que a Educação de Jovens e Adultos ainda mostra fragilidades tanto no campo de políticas públicas, na oferta de educação continuada e na permanência dos estudantes. Diante disso, observamos a necessidade da promoção de um ambiente de aprendizagem centrado no estudante e sensível à diversidade, buscando repensar os currículos dos cursos de licenciaturas, propor atualização constante das práticas pedagógicas, na sensibilização para questões sociais e culturais, e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11912_TB3597_08042024232246.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA ANTUNES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "antuneserica080@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma reflexão entre teoria e prática que foi proporcionada durante o 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade do Estado do Amazonas, no componente curricular da Educação de Jovens e Adultos, que se deu pela análise de entrevistas realizadas em diferentes escolas municipais com os objetivos de: analisar os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Manaus-AM em 2024; verificar a formação inicial e continuada dos professores para a modalidade e examinar as causas e estratégias da escola para diminuir os índices de evasão. Para fundamentar teórico-metodologicamente nos apropriamos das ideias e conceitos de: Ginzburg (1990); Soares e Pedrosos (2016); Lisboa e Bevenutti (2020); Furtado e Machado (2021); Paiva (2021) e Dantas e Cardoso (2019). Após as discussões teóricas envolvendo a EJA, iniciamos a parte prática, que se deu com a ida de equipes em escolas municipais de Manaus-AM. A realização dos diálogos com os professores, pedagogos e gestores buscaram examinar pistas aparentemente insignificantes, desse modo sendo possível reconstruir padrões mais amplos e compreender a complexidade das relações sociais. Ante o exposto, vimos que a Educação de Jovens e Adultos ainda mostra fragilidades tanto no campo de políticas públicas, na oferta de educação continuada e na permanência dos estudantes. Diante disso, observamos a necessidade da promoção de um ambiente de aprendizagem centrado no estudante e sensível à diversidade, buscando repensar os currículos dos cursos de licenciaturas, propor atualização constante das práticas pedagógicas, na sensibilização para questões sociais e culturais, e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.