A POSSIBILIDADE DE ENCANTAR E APRENDER COM "A CABEÇA DO SANTO" NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109400 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 752 "inscrito_id" => 540 "titulo" => "A POSSIBILIDADE DE ENCANTAR E APRENDER COM "A CABEÇA DO SANTO" NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No vasto campo das oportunidades educativas, a literatura assume um papel vital na metamorfose das salas de aula em ambientes dinâmicos e envolventes. "A Cabeça do Santo", obra de Socorro Acioli, surge como uma fonte rica de inspiração para explorar as nuances geográficas e culturais nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Este artigo propõe um olhar mais detalhado sobre a utilização da literatura, aliada aos conceitos geográficos e culturais nordestinos. O intuito deste artigo tende a enfatizar a importância da construção de oficinas de leituras contextualizadas, destacando elementos marcantes da cultura nordestina, bem como uma ferramenta pedagógica de utilização para melhor assimilação e instrumentação de incentivo de discussões sobre interações físicas e humanas existentes dentro das delimitações do nordeste. Essas incursões culturais não apenas complementam os conteúdos de Geografia, trazendo uma forma dinâmica e didática, mas também promovendo a compreensão da influência da cultura na formação dos espaços geográficos. A metodologia baseou-se em leitura de artigos e textos de Bastos (1998), Puchalski (2014), Acioli (2014), Cavalcanti (2010) e Sarmento (2017). Neste sentido, "A Cabeça do Santo" revela-se não apenas como um livro, mas como uma porta de entrada para um universo de descobertas e reflexões, transformando a sala de aula em um espaço vivo de aprendizado. Ao adotar abordagens mais humanizadas e envolventes, os educadores podem desencadear um processo educativo que vai além dos livros didáticos, construindo pontes entre a teoria e a vida real dos alunos. Além de aproximar o aluno para a ludicidade do ambiente geográfico nordestino, presente no imaginário e esquecido/adormecido na realidade dos alunos (a maioria das vezes)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID540_TB752_26102024230722.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ILANE DA SILVA MOTA" "autor_nome_curto" => "Ilane Mota" "autor_email" => "ilane.mota09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109400 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 752 "inscrito_id" => 540 "titulo" => "A POSSIBILIDADE DE ENCANTAR E APRENDER COM "A CABEÇA DO SANTO" NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No vasto campo das oportunidades educativas, a literatura assume um papel vital na metamorfose das salas de aula em ambientes dinâmicos e envolventes. "A Cabeça do Santo", obra de Socorro Acioli, surge como uma fonte rica de inspiração para explorar as nuances geográficas e culturais nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Este artigo propõe um olhar mais detalhado sobre a utilização da literatura, aliada aos conceitos geográficos e culturais nordestinos. O intuito deste artigo tende a enfatizar a importância da construção de oficinas de leituras contextualizadas, destacando elementos marcantes da cultura nordestina, bem como uma ferramenta pedagógica de utilização para melhor assimilação e instrumentação de incentivo de discussões sobre interações físicas e humanas existentes dentro das delimitações do nordeste. Essas incursões culturais não apenas complementam os conteúdos de Geografia, trazendo uma forma dinâmica e didática, mas também promovendo a compreensão da influência da cultura na formação dos espaços geográficos. A metodologia baseou-se em leitura de artigos e textos de Bastos (1998), Puchalski (2014), Acioli (2014), Cavalcanti (2010) e Sarmento (2017). Neste sentido, "A Cabeça do Santo" revela-se não apenas como um livro, mas como uma porta de entrada para um universo de descobertas e reflexões, transformando a sala de aula em um espaço vivo de aprendizado. Ao adotar abordagens mais humanizadas e envolventes, os educadores podem desencadear um processo educativo que vai além dos livros didáticos, construindo pontes entre a teoria e a vida real dos alunos. Além de aproximar o aluno para a ludicidade do ambiente geográfico nordestino, presente no imaginário e esquecido/adormecido na realidade dos alunos (a maioria das vezes)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID540_TB752_26102024230722.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ILANE DA SILVA MOTA" "autor_nome_curto" => "Ilane Mota" "autor_email" => "ilane.mota09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }