Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POSSIBILIDADE DE ENCANTAR E APRENDER COM "A CABEÇA DO SANTO" NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109400
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 752
    "inscrito_id" => 540
    "titulo" => "A POSSIBILIDADE DE ENCANTAR E APRENDER COM "A CABEÇA DO SANTO" NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "No vasto campo das oportunidades educativas, a literatura assume um papel vital na metamorfose das salas de aula em ambientes dinâmicos e envolventes. "A Cabeça do Santo", obra de Socorro Acioli, surge como uma fonte rica de inspiração para explorar as nuances geográficas e culturais nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Este artigo propõe um olhar mais detalhado sobre a utilização da literatura, aliada aos conceitos geográficos e culturais nordestinos. O intuito deste artigo tende a enfatizar a importância da construção de oficinas de leituras contextualizadas, destacando elementos marcantes da cultura nordestina, bem como uma ferramenta pedagógica de utilização para melhor assimilação e instrumentação de incentivo de discussões sobre interações físicas e humanas existentes dentro das delimitações do nordeste. Essas incursões culturais não apenas complementam os conteúdos de Geografia, trazendo uma forma dinâmica e didática, mas também promovendo a compreensão da influência da cultura na formação dos espaços geográficos. A metodologia baseou-se em leitura de artigos e textos de Bastos (1998), Puchalski (2014), Acioli (2014), Cavalcanti (2010) e Sarmento (2017). Neste sentido, "A Cabeça do Santo" revela-se não apenas como um livro, mas como uma porta de entrada para um universo de descobertas e reflexões, transformando a sala de aula em um espaço vivo de aprendizado. Ao adotar abordagens mais humanizadas e envolventes, os educadores podem desencadear um processo educativo que vai além dos livros didáticos, construindo pontes entre a teoria e a vida real dos alunos. Além de aproximar o aluno para a ludicidade do ambiente geográfico nordestino, presente no imaginário e esquecido/adormecido na realidade dos alunos (a maioria das vezes)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID540_TB752_26102024230722.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ILANE DA SILVA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "Ilane Mota"
    "autor_email" => "ilane.mota09@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109400
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 752
    "inscrito_id" => 540
    "titulo" => "A POSSIBILIDADE DE ENCANTAR E APRENDER COM "A CABEÇA DO SANTO" NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "No vasto campo das oportunidades educativas, a literatura assume um papel vital na metamorfose das salas de aula em ambientes dinâmicos e envolventes. "A Cabeça do Santo", obra de Socorro Acioli, surge como uma fonte rica de inspiração para explorar as nuances geográficas e culturais nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Este artigo propõe um olhar mais detalhado sobre a utilização da literatura, aliada aos conceitos geográficos e culturais nordestinos. O intuito deste artigo tende a enfatizar a importância da construção de oficinas de leituras contextualizadas, destacando elementos marcantes da cultura nordestina, bem como uma ferramenta pedagógica de utilização para melhor assimilação e instrumentação de incentivo de discussões sobre interações físicas e humanas existentes dentro das delimitações do nordeste. Essas incursões culturais não apenas complementam os conteúdos de Geografia, trazendo uma forma dinâmica e didática, mas também promovendo a compreensão da influência da cultura na formação dos espaços geográficos. A metodologia baseou-se em leitura de artigos e textos de Bastos (1998), Puchalski (2014), Acioli (2014), Cavalcanti (2010) e Sarmento (2017). Neste sentido, "A Cabeça do Santo" revela-se não apenas como um livro, mas como uma porta de entrada para um universo de descobertas e reflexões, transformando a sala de aula em um espaço vivo de aprendizado. Ao adotar abordagens mais humanizadas e envolventes, os educadores podem desencadear um processo educativo que vai além dos livros didáticos, construindo pontes entre a teoria e a vida real dos alunos. Além de aproximar o aluno para a ludicidade do ambiente geográfico nordestino, presente no imaginário e esquecido/adormecido na realidade dos alunos (a maioria das vezes)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID540_TB752_26102024230722.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ILANE DA SILVA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "Ilane Mota"
    "autor_email" => "ilane.mota09@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No vasto campo das oportunidades educativas, a literatura assume um papel vital na metamorfose das salas de aula em ambientes dinâmicos e envolventes. "A Cabeça do Santo", obra de Socorro Acioli, surge como uma fonte rica de inspiração para explorar as nuances geográficas e culturais nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Este artigo propõe um olhar mais detalhado sobre a utilização da literatura, aliada aos conceitos geográficos e culturais nordestinos. O intuito deste artigo tende a enfatizar a importância da construção de oficinas de leituras contextualizadas, destacando elementos marcantes da cultura nordestina, bem como uma ferramenta pedagógica de utilização para melhor assimilação e instrumentação de incentivo de discussões sobre interações físicas e humanas existentes dentro das delimitações do nordeste. Essas incursões culturais não apenas complementam os conteúdos de Geografia, trazendo uma forma dinâmica e didática, mas também promovendo a compreensão da influência da cultura na formação dos espaços geográficos. A metodologia baseou-se em leitura de artigos e textos de Bastos (1998), Puchalski (2014), Acioli (2014), Cavalcanti (2010) e Sarmento (2017). Neste sentido, "A Cabeça do Santo" revela-se não apenas como um livro, mas como uma porta de entrada para um universo de descobertas e reflexões, transformando a sala de aula em um espaço vivo de aprendizado. Ao adotar abordagens mais humanizadas e envolventes, os educadores podem desencadear um processo educativo que vai além dos livros didáticos, construindo pontes entre a teoria e a vida real dos alunos. Além de aproximar o aluno para a ludicidade do ambiente geográfico nordestino, presente no imaginário e esquecido/adormecido na realidade dos alunos (a maioria das vezes).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.