A criação de conteúdos didáticos para a Educação a Distância é uma tarefa que requer um trabalho minucioso e criativo da parte dos profissionais de DI para atender as necessidades de aprendizagem e reter a atenção dos alunos. Conforme Filatro (2018), o processo de criação desses conteúdos segue as etapas do processo de Design Instrucional (DI), que integra objetivos de aprendizagem e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Com os avanços na área de Inteligência Artificial (IA), sobretudo generativa, surgem novas oportunidades para otimizar a produção de conteúdos didáticos e Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). Essas ferramentas permitem automatizar tarefas e criar conteúdos interativos e personalizados, alinhados aos objetivos de aprendizagem e adaptados a diferentes públicos. Neste artigo, exploraremos o potencial das ferramentas de IA na Educação Profissional, destacando seu papel na concepção e desenvolvimento de ODAs para 3 cursos do Senac Ceará. O estudo abordará conceitos sobre IA (Kauffman, 2022) e suas aplicações no desenvolvimento de Objetos Digitais de Aprendizagem (Damasceno e Madeira, 2023). Em seguida, esses conceitos serão utilizados nas etapas de desenvolvimento, implementação, validação e integração dos ODAs ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando os formatos H5P e HTML5. Ao final, a pesquisa apresentará as vantagens e desvantagens dessas ferramentas, além de fornecer pistas para a reflexão sobre o papel da utilização das ferramentas de IA nesse processo.