Por meio deste trabalho temos o objetivo geral de evidenciar a importância da linguagem no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, uma vez que é um meio no qual o indivíduo se conecta e interage com o mundo e com as pessoas, com isso a linguagem é elemento fulcral para o desenvolvimento dos alunos. Além disso, a linguagem será analisada como uma prática social de acordo com a concepção de língua e linguagem de Bakhtin (2014) para observá-la a partir do dialogismo, visto que o processo dialógico faz parte do meio social, na medida em que os discursos são atravessados por outros. Com isso, o âmbito escolar, especificamente a Educação Básica, é um dos principais meios de interação das crianças e onde o processo dialógico se dá no processo ensino e aprendizagem, por isso pretende-se indicar que as práticas de ensino pautadas na oralidade e escrita se tornam indispensáveis e indissociáveis, na medida em que os alunos dialogam com os professores e outros alunos, por meio de textos orais ou escritos, seja de cunho verbal ou não verbal, participando ativamente das interações dialógicas. Tendo isso em evidência, a metodologia utilizada nesta pesquisa será de cunho bibliográfica qualitativa, fazendo um paralelo com visões de linguistas e pedagogos acerca do tema em questão, sendo eles: Benveniste (2008), Koch (1993), Bakhtin (2014), dentre outros. Através do seguinte trabalho, pretendemos identificar o atravessamento dos discursos teóricos nas práticas de ensino, refletindo sobre a linguagem como mediadora tanto do processo de ensino e aprendizagem, quanto do processo constitutivo e dialógico dos sujeitos, logo tornando-se uma prática fundamental a ser aplicada pelos professores na Educação Básica, que é o âmbito da seguinte pesquisa.