O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Diante disso, o presente trabalho descreve a participação dos bolsistas do PIBID/Matemática durante o período de inserção no programa, enfatizando a importância da integração entre teoria e prática na formação de futuros professores e o desenvolvimento do ensino da Matemática no contexto pós-pandêmico. Por meio de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender e abordar os desafios pós-pandêmicos na educação, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e de alta qualidade. Ademais, o artigo versa sobre as vivências ocorridas durante a participação no subprojeto PIBID, integrado conforme o edital n.º 23/2022, e desenvolvido no núcleo da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba, com funcionamento na Escola Professora Benvinda de Araújo Pontes, nas turmas de 3ª série do Ensino Médio. Os pibidianos passaram por fases de observação, planejamento e execução de atividades, visando mitigar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes após o ensino remoto emergencial. Os resultados evidenciaram a adoção de aulas participativas e o uso de tecnologias como estratégias para aprimorar o ensino de conteúdos matemáticos. Em síntese, essa experiência prática não apenas acrescentou à formação acadêmica dos licenciandos, mas também os capacitou de forma mais sólida para enfrentar os desafios da prática docente e contribuir de maneira eficaz para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, promovendo assim uma educação mais inclusiva e de qualidade.