Como os conhecimentos biológicos estão presentes nas Sequências de Ensino Investigativo (SEI) para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Partindo desse questionamento e considerando a biologia como uma ciência única, com especificidades que precisam ser debatidas e detalhadas na organização de SEI, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar, com base em artigos publicados em periódicos nacionais, encontrados por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) realizada no portal de periódicos Capes, como os elementos dos conhecimentos biológicos são trabalhados nessa fase de ensino. A partir dessa revisão, identificamos nove artigos que serviram como base de dados para a nossa pesquisa. Em relação aos temas e especificidades das atividades que compõem a SEI, destacamos que é possível desenvolver o Ensino de Ciências por Investigação em diversas áreas da Biologia, tais como: Botânica; Zoologia; Microscopia; Genética; Meio Ambiente; Corpo Humano; Biologia Molecular e Vacinas. No que diz respeito às atividades destacam-se o uso de atividades de campo, a identificação e taxonomia de seres vivos, a elaboração de relatórios e diários de bordo, além de simulações criminais. Este trabalho visa ampliar e aprimorar a abordagem dos conhecimentos biológicos nos anos iniciais, promovendo a alfabetização científica, criticidade e autonomia dos estudantes, essenciais para enfrentar desafios contemporâneos.